Congresso Site Publicado

Congressista: Laura Feio Pereira Santos
Unidade USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Título: Vulnerabilidade social e educação formal: possibilidades de intervenção do  terapeuta ocupacional com adolescentes escolares

Coordenador: Maria Paula Panúncio-Pinto

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Lorena Gastaldo Garpelli,

Resumo:  A vulnerabilidade social pode ser entendida como sendo a exposição de pessoas ou populações a determinadas situações que as colocam em risco para seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, compreender em que contexto se dá o envolvimento em ocupações e a aquisição e aprimoramento de habilidades para participação no cotidiano é importante para se planejar e intervir com adolescentes escolares de comunidades periféricas, que tem apresentado dificuldades escolares. Objetivo:  identificar possibilidades de intervenção do terapeuta ocupacional (TO) com adolescentes escolares, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Método: pesquisa aplicada, não experimental, transversal, de caráter descritivo exploratório, com amostra não probabilística e fechamento amostral por saturação teórica escolares. Resultados: as categorias temáticas encontradas foram: atividades expressivas; atividades estruturadas e atividades culturais. Portanto, TOs realizam intervenções nas escolas para promover inclusão escolar e a participação social para prevenir situações de vulnerabilidade social.