
NASCENTE 2017 – MÚSICA POPULAR | |||
Código | Nome da obra | Descrição | categoria |
MP-01 | 3 meses | 3 meses é uma canção extremamente emocional, que faz uma referência implícita à questão do aborto. Seu título é inspirado em uma decisão recente do STF que envolvia o aborto de um feto aos 3 meses de gravidez. O estilo da música é MPB. | composiçãoPDF |
MP-02 | Agora | O trabalho enviado, é uma interpretação de uma música de que gosto chamada «Agora», escrita e cantada por Guilhermy Duarte, um artista não muito conhecido, mas pelo seu trabalho, creio que um dia será. | intérprete vocalPDF |
MP-03 | Apocalipse | A música descreve um futuro apocalíptico sobre o qual se fala muito. São desastres ambientais e sociais narrados numa poesia melancólica que, embalada pela leveza da valsa, demonstra um estranho tom de resignação. | composiçãoPDF |
MP-04 | Bom Pastor | Composição para Piano e Voz baseada no Salmo 23 do Antigo Testamento. | composiçãoPDF |
MP-05 | Canção do Sal / Cais | Este trabalho visa fazer uma homenagem/ releitura da parceria Milton Nascimento e Elis Regina, por meio da obra Canção do Sal. «Cais» – outra obra composta por Milton e eternizada na voz de Elis – nessa versão, é apresentada na introdução e na conclusão do arranjo, funcionando como uma «moldura instrumental», valorizando a formação do grupo, por meio da adição do oboé ao trio «clássico» piano-baixo-bateria, propondo uma experiência sonora intimista e particular. | arranjoPDF |
MP-06 | Chovendo na Roseira | Interpretação solo da canção Chovendo na Roseira de Jobim. Voz e contrabaixo executadas pela mesma intérprete. | intérprete vocalPDF |
MP-07 | Concerto para clarinete e quinteto de clarinetes | Arranjo do concerto em jazz para clarinete e quinteto de clarinetes de Aaron Copland | arranjoPDF |
MP-08 | Das Estrelas | Essa é uma peça instrumental, na qual procuro explorar grande variação dinâmica e timbrística sem perder o sentido musical de começo-meio-fim. Estão presentes sessões experimentais e melódicas, simples e complexas, escritas e improvisadas, acústicas e eletroacústicas, todas amalgamadas no fluxo musical. O título vem das sensações que a musica passa, mistério, violência, serenidade, grandiosidade e beleza, características presentes nas estrelas, que parecem misteriosas e pacatas ao longe, mas de perto vemos grande poder, majestosas em suas reações nucleares! | composiçãoPDF |
MP-09 | Das Violas do Rio Gavião | “Das Violas do Rio Gavião” apresenta ao público ávido por música brasileira a junção da obra de Elomar Figueira Mello -composta originalmente para violão e voz do autor, a nossa querida viola caipira (viola de dez cordas) ao lado de uma voz feminina.. | intérprete vocalPDF |
MP-10 | Desprezado | A seguinte interpretação busca aliar procedimentos da prática erudita ao choro, sem desconsiderar sua prática comum, através de uma ornamentação quase barroca aliada ao balanço da música brasileira, colocando em debate tradição e modernidade. | instrumentalPDF |
MP-11 | Elas só vão | Composição original que trata de reflexões sobre a solidão e a partida das pessoas. | composiçãoPDF |
MP-12 | Estio | Se trata de uma composição gospel, feita a capela, sem o acompanhamento de instrumento, a partitura é a de um áudio monofônico, embora já tenha em mente como ficaria a canção com o arranjo. | composiçãoPDF |
MP-13 | Fala da Flauta | Interpretação de um arranjo para quarteto de flautas transversais tendo por tema uma música popular brasileira. Grupo composto por alunos do Departamento de Música da USP. | instrumentalPDF |
MP-14 | His theme | A música His theme é uma trilha sonora do jogo Undertale e ela foi escrita pelo Toby Fox. Fiz uma adaptação para o piano e um arranjo dela. Gravei o áudio com celular na casa e o instrumento utilizado foi o piano. | arranjoPDF |
MP-15 | Insensatos Sentimentos | Música de composição autoral, «Insensatos Sentimentos» foi primeiramente concebida como uma harmonia que se remetesse às raízes da música popular brasileira, principalmente o samba e a bossa nova. Isso lhe confere suas características musicais de rítmica e instrumentação, as quais buscam enaltecer a música brasileira. Sua lírica foi inspirada em uma crítica pessoal do autor aos falsos sentimentos dos indivíduos da sociedade contemporânea. | composiçãoPDF |
MP-16 | Interpretação de Choro Pro Zé | O trabalho em questão é a música “Choro pro Zé” do compositor e violonista carioca Guinga, foi gravado no estúdio do departamento de audiovisual da USP. Estamos nos inscrevendo na categoria “Interprete Instrumental” na qual a formação é clarinete e violão sendo uma estudante da USP e outra da comunidade externa. | instrumentalPDF |
MP-17 | Intolerância, Alimentar? | A música expressa os anseios do autor em comunicar (em seu sentido fundamental, que é tornar comum) suas reflexões sobre a vida em sociedade, buscando, através de um ritmo leve e descontraído, como funk, fazer com que seu interlocutor pense sobre as formas de comportamento que provocam a discriminação do outro devido às diferenças que este tem consigo. | composiçãoPDF |
MP-18 | Lamento Sertanejo, Sanfona Sentida e Mourão. | Este trabalho tem como proposta retomar canções tradicionais do repertório nordestino com uma formação diferenciada. Misturando elementos de ritmos comomaracatu, xote, coco e xaxado com o tradicional baião. Nesta interpretação foram utilizados instrumentos não convencionais para este tipo de música como o vibrafone, escaleta e violino além dos tradicionais instrumentos de percussão brasileira. Assim como tradicionalmente as canções do estilo «forró» são executadas em formato de «pout-pourri», ou seja duas ou mais canções tocadas em sequencia sem interrupções, neste trabalho foram escolhidas três obras tradicionais de estética nordestina: Lamento Sertanejo (Dominguinhos), Sanfona Sentida (Dominguinhos) e Mourão (César Guerra-Peixe). | instrumentalPDF |
MP-19 | Mão Quebrada | Mão Quebrada é uma composição pensada como canção de abertura de um disco de estreia em gravação.O arranjo e a escolha e diálogo entres os timbres são tão importantes quanto a harmonia e a letra, pois são pontos essenciais para a intenção estética atmosférica do projeto, portanto elementos fundamentais da composição. A música foi produzida e gravada de forma autônoma. | composiçãoPDF |
MP-20 | Maria Bonita | Letra e música composta em 2013 pela candidata. A canção conta a história de Maria Bonita e faz alusão a mulheres que sendo tão completas e belas, sem saber se enfraquecem em amores tempestuosos. O observador deseja que Maria volte a sua forma mais bela, a época em que ela era feliz , sem sofrer por amor, mas não deixa de reparar cinicamente que por que até as fores mais belas morrem. | composiçãoPDF |
MP-21 | Mexicanéia | Um rap sobre pessoas que estão na fronteira do México com os EUA tentando cruzar para conseguir emprego. | composiçãoPDF |
MP-22 | Mucama e o Mato Bento | A composição foi feita partindo de dois versos de uma poesia-canção presente no conto «A hora e vez de Augusto Matraga» de João Guimarães Rosa. De uma melodia inicial concebida durante a leitura, leu-se em voz alta o conto, simultaneamente foram desenvolvidos os versos do que veio a se tornar a presente canção. Desamparados, nos deparamos com uma figura misteriosa no escuro: a Preta, mucama. Ela, rodeada do mato bento dos pássaros, é o mote dessa música. | composiçãoPDF |
MP-23 | Passarinho Verde | A canção conta de maneira suave a evolução de um amor que começa feliz e esperançoso, mas encontra um triste fim com a perda de interesse de um dos lados. Durante o desenvolvimento, o violão procura acompanhar o estado emocional do eu lírico com um ritmo alegre relatando o começo do amor, e segue para harmonias mais tristes, em comparação ao sentimento de desamparo no final da história. | composiçãoPDF |
MP-24 | Pipoca com limão | Às vezes conhecemos pessoas que nos inspiram, que nos movem e nos comovem. Essa canção conta o início de um relacionamento, aquelas primeiras semanas de acontecimentos, descobertas, encontros, receios, euforia. Essa canção é uma declaração de amor. | composiçãoPDF |
MP-25 | Pole amor | Canção popular, samba. | composiçãoPDF |
MP-26 | Rio de Cimento | É uma canção que fala da saudade de casa produzidas na relação com a paisagem de São Paulo. Assim como os rios desejam desaguar no mar é a vontade de voltar pra casa sentida pelo eu-lírico da canção. Tem bastante influência da capoeira, música nordestina e MPB de maneira geral. Graças a uma parceria muito prolífica com os demais intérpretes essa canção que compus ganhou um arranjo especial com duas vozes, violoncelo, violão e percussão. | composiçãoPDF |
MP-27
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Scarborough Fair | Interpretação da música tradicional inglesa, Scarborough Fair, de autoria desconhecida. A interpretação foi realizada por voz e violão. | arranjoPDF |
MP-28 | Scarborough Fair | Interpretação da música tradicional inglesa, Scarborough Fair, de autoria desconhecida. A interpretação foi realizada por voz e violão.
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intérprete vocal scarborough-fair-partitura-vocal |
MP-29 | Sem Saída | Samba composto em duas partes e arranjado para formação instrumental com Flauta Transversal, Sax Tenor, Trombone, Piano e Bateria |
composição Sem Saída |
MP-30 | Theory of Mind | Música instrumental experimental. Composta para três guitarras, baixo e bateria (violões opcionais). Todo o material foi gravado ou programado pelo(a) compositor(a). |
composição Theory of Mind |
MP-31 | Uma interpretação de Desvairada de Garoto | Este trabalho se insere dentro de uma pesquisa sobre o violino na música popular brasileira. Esta música é uma proposta de interpretação da valsa de Garoto que usa diferentes recursos para a execução do tema, acompanhamento e improvisação.
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instrumental Uma interpretação de Desvairada de Garoto |