
«Durante a pré-seleção dos trabalhos submetidos à modalidade Música Erudita do Programa Nascente, pudemos constatar que o vigor da música erudita entre os jovens universitários refletiu-se no alto nível dos trabalhos, tanto composicionais como interpretativos. Nesse sentido, deparamo-nos com interpretações de obras de grande complexidade, que revelaram uma sólida compreensão da estrutura que direciona ideias musicais muito bem acabadas. Vale ressaltar o aumento de submissões por compositores, bem como a diversidade estética dos trabalhos. Diante da ampla gama de trabalhos com alta qualidade, o júri optou por escolher os trabalhos que atingiram maior excelência e maturidade na inter-relação entre os elementos formativos da obra musical».
Adriana Lopes da Cunha Moreira, Irineu Franco Perpetuo e Susana Cecília Igayara de Souza.
(Comissão Julgadora e Curadoria)
Unidade de ensino: Instituto de Psicologia
Curso: Psicologia
Título: Variações Sérias, op. 54, de Felix Mendelssohn
Subcategoria: Instrumental
Sem descrição
https://www.youtube.com/watch?v=CJCs0rPb35c;feature=youtu.be
VENCEDOR
Unidade de ensino: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Título: Fantasia do Widmann para clarinete solo
Subcategoria: Instrumental
A Fantasia para Clarinete Solo (1993) de Jörg Widmann é a primeira peça do compositor e clarinetista alemão para seu próprio instrumento. É amplamente baseada na sonoridade melodiosa romântica, embora com inserções de elementos de dança, klezmer e jazz. Com um virtuosismo excêntrico e seu caráter alegre, fundamentalmente irônico, reflete as Três Peças de Stravinsky para Clarinete Solo de 1919 e as inovações tonais que apareceram com a notação de Carl Maria von Weber para o clarinete, apresentando uma releitura e colagem de diversos elementos idiomáticos, fazendo da Fantasia uma obra prima do repertório clarinetístico.
Bruno Ghirardi realiza a interpretação dessa obra após um longo trabalho de pesquisa na linguagem moderna e contemporânea no clarinete, sob a orientação de seu professor Luís Afonso Montanha, nas atividades Laboratório de Criação Musical do Departamento de Música da USP e na sua experiência como aluno de diversos professores que trabalham com esse repertório.
https://www.youtube.com/watch?v=JypZkGr3z2E;feature=youtu.be
Unidade de ensino: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Doutorado em Processos de Criação Musical
Título: Francisco Mignone – 12 Estudos para violão
Subcategoria: Intérprete instrumental
O presente candidato atua prioritariamente como violonista, além de ser pesquisador e compositor.
A obra selecionada exemplifica o objeto de sua pesquisa de doutorado em andamento na USP, que focaliza aspectos técnicos e interpretativos dos 12 estudos para violão solo de Francisco Mignone compositor paulista que completaria 120 anos em 2017.
https://www.youtube.com/watch?v=6WvrqrBzrTk;feature=youtu.be
Unidade de ensino: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Título: Br[asas] n.1
Subcategoria: Composição
Br[asas] N.1 abre a coletânea de peças para instrumento solo do jovem compositor brasileiro Gabriel Duarte da Silva (*1996). Tal coletânea tem como inspiração para o material musical obras da literatura ou artes plásticas brasileira. A peça é inspirada no poema Aprendizado do poeta brasileiro Ferreira Gullar e o título Aprendizado remete-se ao seguinte aspecto: O Aprendizado e o caminho da composição.
Composta para violoncelo solo, tem como material temático uma harmonia que se desenvolve a partir de uma pequena matriz que tem como centro um cluster (notas: ré, dó, si); Ao longo da peça, tal matriz desenvolve-se através de seus desdobramentos rítmicos e harmônicos. Além de tal, o intérprete recita pequenos versos do poema fazendo alusão direta ao «caminho da composição», que
nos traz aprendizados que são enriquecedores, mesmo que o caminho para isso seja dolorido e ilusório (palavras do poema).Teve sua estreia da XVIII Véspera Profana (CMU – ECA/USP), em Abril de 2017, sob interpretação do violoncelista Rodrigo Prado.
https://www.youtube.com/watch?v=QfSL5vrh8Mk;feature=youtu.be
VENCEDOR
Unidade de ensino: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Título: Percursos
Subcategoria: Composição
Uma obra composta para duo de percussão que busca trilhar dois diferentes ‘percursos’. Percursos estes que, durante toda a obra se cruzam, separam-se, entrepõem-se e se confundem.
https://www.youtube.com/watch?v=Gh2QLbCkC9c;feature=youtu.be
MENÇÃO HONROSA
Unidade de ensino: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Título: Interpretação ao piano de duas obras da suíte Próle do Bebê nº2 “OS BICHINHOS” VI: O Boisinho de Chumbo e IX: O Lobosinho de vidro
Subcategoria: Instrumental
Sem descrição
https://www.youtube.com/watch?v=WUe0qilZ_XA;feature=youtu.be
Unidade de ensino: Escola de Comunicação e Artes
Curso: Música
Título: Reminiscências
Subcategoria: Instrumental
Nesta peça foram buscadas formas diversas para o que considero afeto da “reminiscência”: o princípio de uma energia que cresce, culmina e depois se dissipa, deixando vestígios quase perenes em alguns níveis, tais níveis se tornando cada vez mais sutis.
Os instrumentos foram pensados como registros distintos de um grande “impulsionador de energias”, este sempre se transformando, mas a todo momentoestampando matizes com algo de familiar: reminiscências daquilo que ocorreu no tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=1oPflj8xA9I;feature=youtu.be