16ª Semana de Arte e Cultura

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 15/09/2011

Apresentação

“O tempo é boa medida”. Dentre os vários sentidos encerrados nesse verso de Carlos Drummond de Andrade, existe, certamente, a nítida consciência da importância da duração temporal como termômetro do significado dos acontecimentos ao longo das existências individuais e coletivas. Subjaz, ainda, como derivação natural das ocorrências persistentes, a percepção de que juízos ponderados derivam da compreensão desprendida da relação imediata com os eventos, quando se produz o afastamento necessário, quando se pode viver o recuo em relação ao tempo.

A 16ª Semana de Arte e Cultura, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tendo em vista o seu caráter duradouro, é um desses fatos prolongados, o que não significa, por isso, pura repetição das anteriores. A vivacidade do evento é testemunho inconteste de constante aprimoramento, motivo primordial da sua continuidade, expressando-se na multiplicidade dos gêneros em evidência, abrangendo o amplo leque das linguagens culturais e artísticas: da literatura, do teatro, do cinema, das artes plásticas, da música, da dança, do artesanato, das artes marciais e circenses, dos jogos. Enfim, a variedade apresentada convive com palestras, cursos e oficinas, revelando a presença do compromisso pedagógico e formativo inerente à universidade, cuja realização consequente pressupõe ampla interação entre estudantes e professores, desenvolvida em um ambiente de troca livre e sem restrições, a envolver todos os participantes. Os quinze anos já transcorridos são marca incontestável de um projeto resistente e de florescência juvenil do seu talento.

16ª Semana de Arte e Cultura
  • Classificação: Livre