Arqueologia é atração da USP para crianças e adultos

Centro de Preservação Cultural - 05/11/2019

Oficina “Arqueologia do futuro” traz ação educativa do MAE-USP para o programa Domingo na Yayá

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP recebe neste domingo, 10 de novembro, às 11 horas, a equipe de difusão cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP para apresentar ao público a ciência arqueológica por meio de objetos e maquetes táteis.  A oficina propõe  refletir sobre o passado da região central de São Paulo e explorar seus diferentes momentos de ocupação, assim como o imaginário sobre o futuro.

As ações educativas do MAE são precursoras no contexto dos museus brasileiros. As iniciativas têm foco na cultura material como fonte reveladora de aspectos culturais de diferentes sociedades representadas pelo seu acervo. Como museu universitário, atua na divulgação científica através de exposições e atividades educativas. Com pesquisa de ponta na área, possui um riquíssimo acervo composto por aproximadamente 1,5 milhão de itens, que incluem objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e épocas distintas. As obras preservadas vem desde a Europa Paleolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade, até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil.

A programação integra a proposta da exposição “Museus e acervos da USP” de divulgar o patrimônio cultural em acervos e coleções que cumprem importante papel na construção do conhecimento, pesquisa científica e extensão universitária. A mostra está em cartaz na Casa de Dona Yayá, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e neste domingo, dia 10 de novembro, das 10h às 13h.

Oficina Arqueologia do futuro
| 10 de novembro (domingo), das 11h às 12h30