Curso gratuito utiliza plataformas de comunicação para criar novas dramaturgias

Comunicação - PRCEU - 31/08/2022

Participantes trabalharão com o whatsapp, salas de bate-papo, troca de mensagens para produzirem textos

Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 21 de setembro a oficina gratuita O texto como dispositivo. Ministrado pelo escritor João Turchi, é dividido em cinco encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas. Com 40 vagas, as inscrições online são abertas a toda a população, sem necessidade de vínculo. O acesso é pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/l9g, até 16 de setembro.

A oficina é voltada a pensar quais as dramaturgias, lidas de modo expandido, que podem surgir a partir da relação com as plataformas atuais de comunicação, vistas como um museu de registros que a todo o tempo são modificados e com a cidade fora do metaverso e como uma e outra se atravessam continuamente. Turchi explica que “os participantes trabalharão com whatsapp, salas de bate-papo, troca de mensagens a partir da construção de perfis virtuais, discursos históricos, pixos, leis de zoneamento, placas de vendedores ambulantes, entre outros. Juntos criaremos dispositivos de linguagem para produção de textos, combinando-os com exercícios de derivas pela cidade.”

O escritor conta que pretende compartilhar a investigação que realiza junto a dois coletivos – grupo cinza e MEXA. “Pesquisamos tanto tecnologia, cidade e modos de uso de uma e de outra, de modo a discutir e produzir textos a partir de uma ideia de dispositivos e molduras, colocados como limite, mas também potencialização da produção textual na era da internet”, conclui.

A ideia é que, ao longo da oficina e dos exercícios propostos nos encontros, os participantes possam desenvolver eventuais projetos pessoais em que estejam engajados, de modo a compartilhá-los e refletir sobre eles durante os encontros.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

21 de setembro
Em texto como dispositivo, investigar como as molduras escolhidas para se escrever servem tanto como limite quanto como impulsionador da criação e testar possibilidades distintas de molduras.

28 de setembro
Em texto como hackeamento, olhar para a utilização de outras criações como parte da sua, pensar sobre apropriações e subversões de textos já existentes, modos de se enquadrar a cidade, olhando para isso como possíveis ready mades.

5 de outubro
Em texto como avatar, analisar a construção de personagem utilizando dos mecanismos de redes sociais e plataformas digitais, a construção de um outro a partir de si mesmo.

19 de outubro
Em texto como algoritmo, analisar a escrita enquanto combinação de elementos que, ao serem mudados de posição, mudam completamente o texto (assim como os 1s e 0s do algoritmo são capazes de criar tudo que vemos na virtualidade).

26 de outubro
Em texto como janela, partir, por um lado, dos textos que extravasam as molduras e ganham corpo e fisicalidade, ocupando os espaços urbanos e, por outro, como o texto pode ser, em si, um recorte daquilo que vemos do lado de fora.

Sobre o professor
João Turchi é escritor e dramaturgo, mestre em teatro pela Universidade de São Paulo, doutorando em artes da cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e fez parte da quarta turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Com o grupo MEXA, escreveu 69 Salas HeV (2016), como parte de residência artística realizada na Casa do Povo, Terminal 10 mg (2017), como parte do Programa VAI, Cancioneiro Terminal (2018/2019), selecionado pela Mostra Verbo, pela Bienal de Dança de Campinas e pela Mostra Internacional de Teatro (MIT), Quanto mais ensaia, pior fica (2021), pelo Festival Panorama e Conversa pra Boy Dormir (2021), pela Bienal de Dança. Atualmente, realiza o curta Discursos Ambulantes (2021), como resultado da bolsa de criação concedida pelo Iberescena (2019-2020), entre outros trabalhos.

Texto como dispositivo

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | De 21 de setembro a 26 de outubro de 2022, quintas-feiras, das 9 às 13 horas
Quanto | Grátis
Vagas | 40 vagas presenciais com certificado (se houver maior número de inscritos que o número de vagas haverá sorteio pelo sistema Apolo)
Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/l9g