Curso sobre fotomontagem propõe reflexão sobre construção de imagens

Centro Universitário Maria Antonia - 16/10/2019

Dissecar as maneiras de construção e representação da realidade no campo das artes visuais é o objetivo do curso no Maria Antonia da USP

Por Sandra Lima

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza a partir de 7 de novembro o curso Fotomontagem – diálogos modernos, ecos contemporâneos. Ministrado pelo pesquisador Marcos Fabris, o curso, que está com inscrições abertas mesmo para quem não tem vínculo com a universidade, apresenta quatro momentos icônicos da fotomontagem na História da Fotografia, buscando discutir as diversas maneiras de construção e representação da realidade no campo das artes visuais. Dividido em quatro encontros, será realizado sempre às quintas-feiras das 15 às 17 horas.

Segundo Fabris, o curso pretende “municiar o participante com práticas e aparatos reflexivos para apreciação de questões, para estabelecer relações entre a produção artística e a experiência na sociedade”.

O investimento é de R$ 120, com desconto de 30% para estudantes, professores e servidores públicos e de 40% para idosos (acima de 60 anos) e aposentados.

Serão oferecidas 9 bolsas (2 para docentes USP, 2 para alunos USP, 2 para funcionários USP, 2 para terceira idade e/ou aposentados e 1 para outros), sendo que serão concedidas por ordem de inscrição e mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação de RG, carteirinha USP ou holerite).

Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação.

Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.

7 de novembro – O fenômeno da desrealização nas artes visuais

Como introdução ao curso, investigação da constituição do que se convencionou chamar de “fenômeno da desrealização”, considerando os avanços estéticos que possibilitaram novas formas de representação da experiência societária sob a égide da modernidade. Nesta aula, serão investigadas produções ligadas à fotografia, às artes visuais e ao cinema.

14 de novembro – Dada Berlin: a fotografia contra o nazi-fascismo

Apresentação das noções essenciais deste movimento artístico e reflexão sobre o papel que um de seus maiores expoentes, John Heartfield (1891 – 1968), desempenhou como artista de vanguarda na luta contra o nazi-fascismo.

21 de novembro – Grete Stern e a avaliação do feminino

A fotógrafa alemã radicalizada na Argentina produziu um conjunto ímpar de imagens utilizando-se da fotomontagem para tratar de questões ligadas ao feminino. Exame problematização da sua produção, considerando a avaliação feita pela artista do papel ocupado pelas mulheres na Argentina peronista.

28 de novembro – Arte e feminismo nos Estados Unidos contemporâneos

Como resumo das questões abordadas no curso, será considerada a obra da artista norte-americana Barbara Kruger (n. 1945) para refletir como sua produção artística não apenas estabelece diálogo profícuo com a tradição que a precede, mas, nestes termos, é expressão de uma arte profundamente crítica de suas coordenadas históricas.

Sobre o professor

Marcos Fabris é doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, na FFLCH e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidadeTrabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.

Fotomontagem – diálogos modernos, ecos contemporâneos

Onde  | Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 7 a 28 de novembro, quintas-feiras, das 15 às 17 horas

Quanto | R$ 120,00 | Desconto: 30% para estudantes, professores e servidores públicos, 40% para terceira idade (acima de 60 anos) e aposentados

Informações sobre inscrições | (11) 3123-5213 ou cursosma@usp.br

Curso sobre fotomontagem propõe reflexão sobre construção de imagens
  • Classificação: Livre
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.