Espetáculo celebra o Natal da cultura popular brasileira

Centro de Preservação Cultural - 17/12/2019

DOMINGO YAYA

Sarau natalino encerra a programação do Domingo na Yayá em 2019. Atividade é realizada pelo Centro de Preservação Cultural da USP

Às vésperas do Natal o CPC-USP convida o público para este evento que já virou tradição na Casa de Dona Yayá. O sarau natalino do grupo Ô de Casa é inspirado nas manifestações brasileiras herdadas da cultura portuguesa presentes em diversas regiões, como o pastoril, a lapinha e a folia de reis. O grupo Ô de Casa interpreta canções, textos e poemas que remetem à origem do Natal e seu significado para propor uma reflexão sobre a condição humana e a luta pelos direitos humanos, pela justiça e pela felicidade em um mundo de angústias e incertezas.

O repertório, bastante diversificado, traz cantos e causos tradicionais  e ainda poemas e textos em prosa, clássicos da música erudita e da MPB, como composições de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa. O grupo Ô de Casa se dedica desde os anos 1990 a promover a cultura popular realizando espetáculos que representam esse universo. Os fundadores e coordenadores são Marcos Silva, docente do Departamento de História da USP, e Eli Clemente, professor de língua portuguesa, que é responsável pela direção geral.

Essa atividade encerra a programação do Domingo na Yayá em 2019, programa que acontece duas vezes por mês com oficinas, apresentações artísticas, exposições e visitação à Casa de Dona Yayá – imóvel tombado como patrimônio histórico de São Paulo. A realização é do Centro de Preservação Cultural da USP, órgão de cultura e extensão universitária com atuação na área do patrimônio cultural.

Grupo Ô de Casa

Ficha técnica:
Elenco: Ceci Gomes, Eli Clemente, Marcos Silva, Ribas Costa, Sueli Rocha e Tatinha Bernardo.
Direção musical e violão: Alex Lino
Roteiro: Marcos Silva
Direção geral: Eli Clemente

Imagem: Acervo CPC. Divulgação.

Espetáculo celebra o Natal da cultura popular brasileira
  • Classificação: Livre