• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Espetáculo expõe os efeitos nocivos do autoritarismo sobre o indivíduo e a sociedade

Espetáculo expõe os efeitos nocivos do autoritarismo sobre o indivíduo e a sociedade

Teatro da Universidade de São Paulo - 13/01/2020

O que mantém um homem vivo, de Bertolt Brecht, é encenada e dirigida por Renato Borghi

 

O Teatro da USP (TUSP) recebe a peça O que mantém um homem vivo, do Teatro Promíscuo, montada a partir de textos de Bertolt Brecht, e adaptação de Renato Borghi e Esther Góes. O espetáculo fica em cartaz de 16 de janeiro a 16 de fevereiro, de quinta a sábado, às 20h30, e domingo, às 18h30.

O que mantém um homem vivo leva ao público as contundentes reflexões de Brecht sobre a natureza do homem e suas contradições sociais. Se tornou referência por sua postura crítica em relação ao autoritarismo e seus efeitos nocivos sobre o indivíduo e a sociedade. No elenco e na direção, Renato Borghi divide a cena com Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel.

A produção marcou o nascimento do Teatro Vivo, companhia que Renato Borghi criou com Esther Góes em 1972, quando deixou o Teatro Oficina, grupo do qual foi fundador e onde esteve por quatorze anos, consagrando-se como um dos maiores atores do país. 

A primeira montagem estreou no final de 1973, rodou o Brasil e manteve-se em cartaz até 1977, levando milhares de espectadores ao teatro, com destaque para a presença da comunidade estudantil. Na época, os estudantes viram a peça como um canal de expressão para questões urgentes que inquietavam a sociedade brasileira naqueles anos de forte repressão. 

 Na nova encenação de Borghi, a linha estética rústica do espetáculo original se mantém. Os cenários de Daniela Thomas e os figurinos de Cássio Brasil têm como norte a tradução desta linguagem para o mundo atual. Borghi aposta no recurso épico como um elemento para despertar a atenção e manter uma dinâmica ágil.

 A montagem original foi dirigida pelo próprio Borghi, com a codireção de José Antônio de Souza. Anos mais tarde, em 1982, às vésperas da redemocratização, o texto teve uma segunda montagem no TBC e novamente estrelada por Renato e Esther, mas desta vez, com direção de Elias Andreato e Marcio Aurélio.

 

Ficha técnica 

Textos: Bertolt Brecht. Roteiro e adaptação: Renato Borghi e Esther Góes. Direção: Renato Borghi. Codireção: Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel. Supervisão cênica: Diego Fortes. Elenco: Renato Borghi, Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel. Direção de arte: Daniela Thomas. Figurino: Cássio Brasil. Iluminação: Beto Bruel. Músicas: Kurt Weill, Hanns Eisler, Paul Dessau e Jards Macalé. Direção musical: Gilson Fukushima. Direção de produção: Pedro de Freitas/Périplo. Assessoria de imprensa: Ofício das Letras.

 

Foto: Luisa Bonini

 

Serviço

O que mantém um homem vivo 

Onde Teatro da USP (TUSP) – Sala principal

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 16 de janeiro a 16 de de fevereiro | quinta a sábado, 20h30, e domingo às 18h30

Classificação | 14 anos

Duração | 120 minutos, com intervalo de 10 minutos

Quanto | R$ 20 e R$ 10 (venda on-line pelo Sympla  http://bit.ly/homemvivo e na bilheteria do teatro 1 hora antes das apresentações)

Lotação | 100 lugares

Informações | (11) 3123-5222

Espetáculo expõe os efeitos nocivos do autoritarismo sobre o indivíduo e a sociedade
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.