Evento celebra a memória negra no Bixiga

Centro de Preservação Cultural - 29/08/2022

Dia 31 de agosto, a partir das 18h, o Encontro Pelo Saracura: Memória Negra no Bixiga vai reunir ativistas, coletivos e pesquisadores para um momento de diálogo de manifestações diversas referentes à memória negra, à construção do território do Saracura e sua relação com a cidade diante das transformações urbanas na região. A organização é do Centro de Preservação Cultural da USP em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

Para a profa. Flávia Brito, diretora do CPC-USP, “esse é um momento importante de colocar o direito à memória e ao patrimônio como amálgama das identidades do Bixiga. Compreendendo o patrimônio nas suas múltiplas vozes, o evento celebrará a histórica presença e contribuição da cultura negra no bairro em que o CPC USP está instalado desde os anos 2000”.

As obras para construção da Linha 6–Laranja, ligando o bairro de Vila Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, vem causando grandes alterações na configuração da região da Bela Vista, como a desaproriação da sede da Escola de Samba Vai-Vai, que dará lugar à Estação 14 Bis do Metrô.

Entretanto, as obras revelaram vestígios arqueológicos considerados de alta relevância que remontam ao Quilombo do Saracura, que existiu entre os séculos 19 e 20 nas margens do córrego com o mesmo nome. Os moradores da região do Bixiga, como é mais conhecido o bairro, vêm promovendo várias ações para chamar a atenção sobre a importância de se preservar as referências dessa população que  são parte da história da resistência à escravidão no Brasil.

18h – Projeções temáticas – Bretas (FAUUSP)

18h30 – Sensibilização e diálogos: apresentação e cartografia, com Gisele Brito e Pedro Mendonça (Mobilização Saracura Vai-Vai e Instituto Peregum); e Territórios Negros em São Paulo. O Caso do Bexiga, com Márcio Sampaio de Castro

19h15 – Roda de capoeira e samba, com Casa Mestre Ananias

19h45 – Sensibilização e diálogos: Memória: dispositivo de reconfiguração antirracista das cidades, com Abílio Ferreira; e desafios atuais de preservação da memória negra, com Gisele Brito e Pedro Mendonça (Mobilização Saracura/Vai-Vai e Instituto Peregum), Coletivo Salve Saracura e IAB-SP