• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Casa de Dona Yayá participa de Jornada do Patrimônio com programação especial

Casa de Dona Yayá participa de Jornada do Patrimônio com programação especial

Centro de Preservação Cultural - 14/08/2018

O Centro de Preservação Cultural da USP participa da Jornada do Patrimônio 2018, dias 18 e 19 de agosto, e traz gratuitamente ao público uma programação com música, palestras, exposições e visitação à Casa de Dona Yayá, na Bela Vista.  

A sede do CPC-USP, Casa de Dona Yayá, é um imóvel reconhecido como patrimônio da cidade e do estado de São Paulo e bem cultural da USP que conta várias histórias: da urbanização da região do Bixiga (Bela Vista), da sua última proprietária, Sebastiana de Mello Freire, e até do tratamento destinado a pacientes psiquiátricos no início dos anos 1900. Neste fim de semana a Casa ficará aberta em horário especial para receber os visitantes da Jornada do Patrimônio, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura que busca aproximar a população dos espaços com valor histórico ou afetivo que fazem parte da história da cidade. Além da visitação, o público poderá participar de atividades gratuitas quer buscam articular diferentes saberes sobre o patrimônio cultural, como a exposição Sesmaria de Passarinhos, palestras e apresentações do CoralUSP.

O tema desta edição da Jornada do Patrimônio, “Uma Cidade, Muitas Mãos”, chama a atenção para os diversos grupos que ajudaram na formação da identidade paulistana. Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2018.

PROGRAMAÇÃO

VISITAÇÃO

Casa de Dona Yayá
Dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 17h – Grátis

Situado no bairro da Bela Vista, sede do CPC-USP, o edifício conhecido como Casa de Dona Yayá constitui um documento material da transformação da cidade de São Paulo em metrópole. Sendo um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961. O imóvel foi transferido à Universidade de São Paulo em 1969, como herança vacante, e passou por um cuidadoso trabalho de recuperação e restauro. Com base nessa rica história material e imaterial, o imóvel foi tombado pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002.  O CPC-USP promove a valorização do imóvel através de sua abertura ao público, incentivando reflexões a respeito de sua arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá.

EXPOSIÇÕES

SESMARIA DE PASSARINHOS
Dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 17h – Grátis

A exposição faz um recorte do trabalho desenvolvido pelo Grupo Ururay, coletivo formado por jovens pesquisadores e ativistas focados na identificação, preservação e valorização dos bens culturais da Zona Leste da cidade de São Paulo. Apresenta um levantamento fotográfico dos bens tombados ou em processo de tombamento presentes nessa região que, embora seja historicamente preterida em relação às áreas centrais da cidade na formulação e implantação de projetos e políticas públicas, abriga os mais variados grupos sociais, vindo de diversos locais do Brasil e do mundo. Sesmaria de Passarinhos é uma realização do CPC em parceria com o Grupo Ururay.

YAYÁ, UM LUGAR DE MEMÓRIA
Dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 17h – Grátis

Este pequeno espaço expositivo busca apresentar aos visitantes a trajetória de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá. No início dos anos 1920, declarada incapaz de gerir a fortuna da qual era única herdeira após manifestar repetidos sinais de desequilíbrio mental, Dona Yayá passou a viver isolada na casa da Rua Major Diogo até sua morte, em 1961. A mostra apresenta por meio da redução de documentos parte do pouco que se sabe sobre esta personagem que hoje integra a memória do bairro da Bela Vista. Realização: CPC– USP.

MÚSICA

CORALUSP Grupo Dona Yayá
A MÚSICA DO BIXIGA E DE SÃO PAULO
Dia 18 de agosto, das 11h às 11h45 – Grátis

O coral Dona Yayá canta clássicos do samba que retratam a cidade de São Paulo em composições de Geraldo Filme e Adoniran Barbosa, e de compositores atuais, como Eduardo Gudin, Kiko Dinucci e Celso Viáfora. O repertório do grupo, que ensaia desde 2004 na Casa de Dona Yayá, tem se dedicado a representar as manifestações e influências musicais presentes na região do Bixiga, como a Escola de Samba Vai Vai e o bloco Ilú Obá de Min. Regência: Mauro Aulicino.

CORALUSP Grupo Todo Canto
MOSAICO
Dia 19 de agosto, das 11h às 11h45 – Grátis

Há peças que são unanimidade no que se refere ao repertório coral. No mundo todo, onde há coral a capella, as peças do período renascentista, especialmente as italianas e francesas, fazem parte do repertório. O grupo apresenta um programa variado, com músicas da Europa e das Américas, que vão da renascença aos dias de hoje, sacras e profanas, populares e eruditas, além de folclóricas e contemporâneas brasileiras. O repertório inclui peças de Debussy, Piazzolla, Brahms e Tom Jobim. Regência: Paula Christina Monteiro.

PALESTRAS

Por que patrimônio “cultural” e não “histórico”? Bens culturais a partir de muitas mãos e vozes

Com Gabriel Fernandes
Dia 19 de agosto, das 14h às 14h45 – Grátis

Um imóvel como a Casa de Dona Yayá é entendido como “bem cultural” por diferentes pessoas. Alguns consideram-na importante por ser lugar de memória das questões de gênero e saúde mental, outros pela lembrança da trajetória de Dona Yayá e há também quem defenda sua preservação por ser um dos últimos testemunhos materiais do período em que sua região era caracterizada por pequenas propriedades rurais. Para outros, ainda, a Casa é importante por seu agradável jardim, por ter sido palco de manifestações culturais várias ou por outros tipos de afeto. Nesta atividade conversaremos sobre como nos últimos 30 anos o patrimônio cultural mudou, incorporando outros discursos, vozes, mãos e narrativas. Gabriel Fernandes é pesquisador e especialista em laboratório no CPC-USP, onde desenvolve ações de cultura e extensão universitária com foco em referências culturais e memória.

dona yayá alta 1

Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá.

Memória e imprensa: usos e apropriações da biografia de Dona Yayá

Com Mayra Carvalho França

Dia 19 de agosto, das 15h às 15h45 – Grátis

A palestra aborda as diferentes versões da biografia de Sebastiana de Mello Freire, paulistana mais conhecida como Dona Yayá, presentes na imprensa ao longo do século XX. Discutiremos como a imprensa construiu o imaginário em torno dessa personagem e como essa ação se modificou ao longo dos anos, documentando diferentes tempos sociais da cidade de São Paulo. Nesse encontro apresentamos um ponto de reflexão a partir dos diferentes modos de ver e viver a cidade, como essas articulações modificaram a relação da biografia de Yayá com a memória coletiva popular e até mesmo com o imóvel que hoje leva o seu nome. Mayra Carvalho Ferreira de França, graduanda em História pela USP, desenvolve pesquisa de Iniciação Científica sobre as diferentes formas de construção da memória da cidade sob orientação do Prof. Dr. Elias Thome Saliba.

SERVIÇO

JORNADA DO PATRIMÔNIO 2018

CPC-USP/CASA DE DONA YAYÁ
Dias 18 e 19 de agosto de 2018,  das 9h às 17h – Grátis
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo – SP

32978842 2355169144496968 5139440759262412800 n

Coral Dona Yayá na programação do CPC para a Jornada do Patrimônio

IMG 6111

Casa de Dona Yayá, Sala Verde.

coralupstodocanto

Coral Todo Canto na programação de domingo da Casa de Dona Yayá. Regente: Paula Christina Monteiro.

2017 ururay registro 04 prceu

Exposição SESMARIA DE PASSARINHOS

Jornada do Patrimônio
Não há Comentários :(
Os comentários estão fechados.