Leite na mídia: alimento ou veneno?

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 08/10/2018

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

Levando em consideração a polêmica em relação ao consumo do leite, as atividades planejadas para o minicurso têm por objetivo construir embasamentos científicos para a tomada de decisão quanto ao seu consumo. Este minicurso abordará desde questões sociais que envolve o leite (polêmicas opiniões) até um aprofundamento sobre a composição do leite (carboidratos, proteínas e gorduras, cálcio), os prós e contras sobre o consumo de leite, entre outras curiosidades. A apresentação da temática e o levantamento de concepções culturais serão realizados através de apresentação de vídeo e discussão em grupo. Os nutrientes do leite serão apresentados de forma expositiva e por experimento para relacionar a densidade ao teor de gordura. Também serão abordados problemas comumente causados pelo consumo do leite (intolerância a lactose e alergia ao leite), os processos responsáveis pela conservação do leite e no final do minicurso haverá um debate com os alunos. Esperamos que os alunos possam sair do minicurso com um senso crítico mais apurado do que quando chegaram, com relação ao posicionamento sobre leite, assim como mostrar a importância da química em assuntos cotidianos.

Leite na mídia: alimento ou veneno?
    • Laboratório de Química da Faculdade de Educação – USP
    • Av. da Universidade 308 - Bloco B - Sala 01,