Fundador do CORALUSP, maestro Benito Juarez morre aos 83 anos

Coral Universidade de São Paulo - 03/08/2020

Por Christiane Souza, Júlia Montesanti e Eduardo Fernandes

Benito fundou o CORALUSP, foi professor e diretor do curso de música da UNICAMP e comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas durante muitos anos. Uma de suas características mais marcantes era o repertório diversificado.

Morreu nesta segunda-feira, aos 83 anos, o maestro Benito Juarez. O velório e a cerimônia de cremação ocorreram no Cemitério Crematório Horto Da Paz, em Itapecerica da Serra. Ainda não foi informada a causa da morte do maestro.

1987 Maestro Benito Juarez Coralusp e OSMC Campos do Jordão 9

Maestro Benito Juarez rege Coralusp e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) – Campos do Jordão – 1987.

Trajetória

Benito nasceu na cidade de Januária, MG, imortalizada por Guimarães Rosa no clássico Grande Sertão Veredas, e que compõe a fiel imagem de um Brasil plural, de uma riqueza cultural inigualável. Benito sempre fez jus a essa pluralidade e nunca esqueceu que era fruto desse grande sertão. Seu pai escutava ópera em casa, mas tocava sanfona e fazia forró ― começava aí o flerte entre o erudito e o popular que o acompanhou por toda a sua trajetória.

Benito insistiu em reverenciar seu aprendizado em terras brasileiras. Sua passagem pela Universidade Federal da Bahia o colocou em contato com mestres como, Hans-Joachim Koellreutter, Ernest Widmer e Damiano Cozzella. Esse momento foi para ele a verdadeira formação social e musical de que precisava.

1995 Benito Juarez Coralusp OSMC Coral Infantil Eco Teatro Municipal de São Paulo 9

Benito Juarez regendo o CORALUSP, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e o Coral Infantil Eco no Theatro Municipal de São Paulo em 1995.

Deixou de lado uma bolsa para estudar na Alemanha e foi ser regente na Paraíba, andou pelo sertão e se enriqueceu ainda mais com a composição popular. Em São Paulo encontrou dificuldades, mas foi abrindo as portas aos poucos e em determinado momento USP e Unicamp descobriram seu talento, abrindo espaço para que ele transformasse de vez o trabalho de extensão nas universidades.

Essa pluralidade que Benito inseriu em seu trabalho no CORALUSP e na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, junto a uma visão cultural ampla, levou o coro e a orquestra além das grandes salas de concerto, para ruas, galpões, escolas, presídios, projetando-os para o mundo.

Foi o primeiro maestro a levar música popular para o Theatro Municipal de São Paulo. Neste dia, contava o maestro, uma parte da plateia foi vestida de preto em forma de protesto, alegando que aquilo era a morte da música de concerto.

A música pode ser um elemento de formação da consciência crítica.
Benito Juarez (1936-2020)

Benito também ficou conhecido como o maestro das Diretas Já, quando levou a Orquestra Municipal de Campinas para tocar no Vale do Anhangabaú no comício das Diretas em 1984.

Conduziu movimentos por uma democratização musical e o CORALUSP é hoje uma de suas maiores heranças. Sua inovação, seu pensamento, sua ousadia, deram o tom dessa música e possibilitaram a formação de uma escola crítica de pensar a extensão musical dentro e fora da universidade. Seu sertão nos norteia até hoje, com melodias de um ecletismo de dar orgulho.

Linha do tempo

1936 | Nasce Benito Juarez em Januária, MG

1950 | Formação musical com Hans-Joachim Koellreutter, Ernest Widmer e Damiano Cozzella nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia

1966 | Regente do Coral do Círculo Militar