Convidados argentinos trazem cultura do país para concerto na USP

Comunicação - PRCEU - 27/06/2023

Diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, na Argentina, Luís Gorelik será o regente do concerto da Osusp, com solo do violonista Eduardo Isaac

Por Elcio Silva | Foto de Capa | Luis Gorelik – Créditos: Coda – Art Music Agency
27/6/2023 – 14h05

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inicia o mês de julho com um concerto que traz um pouco da cultura argentina para o palco do Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP. O quinto concerto da série Esculpir o Tempo contará com a presença dos músicos argentinos Luis Gorelik, na regência, e Eduardo Isaac, no solo de violão. A apresentação gratuita será realizada no dia 1 de julho, às 16 horas, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket.

Em Esculpir o Tempo, que traz convidados para regência e solo, os programas foram montados sobre a tríade: a tradição – o nacional – a contemporaneidade. Os maestros estrangeiros convidados trarão sempre algo especial e típico de suas terras.

Gil Jardim Foto Marcos Santos Usp Imagens

O maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, ressalta que o convite aos artistas argentinos foi muito especial. Foto | Marcos Santos / USP Imagens

Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, o convite aos artistas argentinos foi muito especial. “Gorelik é um profissional de vasta experiência, com trânsito enorme com orquestras europeias, americanas, com repertório imenso com a música de concerto, com a ópera, com os balés, uma figura que tem uma percepção muito aguçada da música na cena mundial. Isso nos interessa sempre. Com ele estará um ótimo solista, o Eduardo Isaac, que atua com orquestras por esse mundo afora.”

O maestro Gil Jardim, diretor da Osusp conversa com Elcio Silva, apresentador  do programa Cultura na USP, sobre o concerto de 01 de julho. Programa veiculado pela Rádio USP em 29/06/2023

Professor de direção orquestral da Universidade Nacional das Artes (UNA – AR) e diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, província no nordeste do país, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, Luis Gorelik irá executar a famosa obra Sinfonia nº.3 em Mi bemol Maior, Op.55, de Ludwig Van Beethoven também conhecida como “Eroica”, composição que havia sido dedicada a Napoleão Bonaparte, mas a homenagem foi rasgada pelo compositor assim que o então líder militar se proclamou imperador.

Com solo de Eduardo Isaac, completa a apresentação a Suite Argentina, para violão e orquestra, do compositor Eduardo Falú, considerado ícone da música do país. Em seis movimentos, Carnavalito, Misachico, Bailecito, Zamba, Estilo e Malambo, a obra reúne ritmos tradicionais do país.

Eduardo Falu

Eduardo Falú foi um violonista, cantor e compositor argentino. Autor de obras fundamentais do repertório folclórico argentino, gênero musical mais representativo da cultura argentina tradicional e da vida no campo. Reconhecido mundialmente, é autor de obras como “Zamba de la Candelaria” e “Tonada del viejo amor”. Imagem | Álbum A qué volver da coletânea Sentir El Folklore.

A escolha de Gorelik destaca a cultura argentina. “Neste ciclo Esculpir o Tempo, costumo pedir que tragam músicas características de seu país. A Suite Argentina é uma obra do compositor Eduardo Falu, um ícone da música de seu país, artista que produziu canções que tocam a alma argentina sempre”, exalta Jardim.

A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.

Osusp traz convidados argentinos em concerto gratuito

Quando | 01 de julho, 16 horas – sábado
Esculpir o Tempo
Luis Gorelik, regência
Eduardo Isaac, violão
Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-concerto-luis-gorelik

Onde | Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis

Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento.

Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.brhttp://www.osusp.prceu.usp.br/

A programação dos próximos concertos pode ser acompanhada no site da Osusp ou em cultura.usp.br

Convidados argentinos trazem cultura do país para concerto na USP
  • Classificação: Livre