• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Novo espaço cultural abre em outubro no centro de São Paulo com atividades gratuitas

Novo espaço cultural abre em outubro no centro de São Paulo com atividades gratuitas

Comunicação - PRCEU - 11/10/2017

Exposições prorrogadas até 18 de março.


Centro Universitário Maria Antonia da USP amplia oferta e inaugura novo edifício com quatro exposições

Por Michel Sitnik | Ilustração: Julio Okabayashi
11/10/2017 10h20 atualizado em 02/02/2018

O Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) inaugura no dia 17 de outubro seu novo edifício, Joaquim Nabuco, com novas exposições, originárias da produção de docentes, alunos e parceiros da Universidade de São Paulo, em distintas manifestações e contextos.

O prédio soma-se ao edifício Rui Barbosa, que já se encontrava em atividade desde a abertura do centro, e à praça, mais recentemente aberta ao público como uma extensão da rua Maria Antonia,  onde vem ocorrendo exibições de atividades e projetos tais como performances artísticas e o CineMA na Rua. O novo espaço representará uma ampliação na área pública disponível para atividades e mostras. Serão cinco novas salas expositivas, em um total de 668 m, além de auditório multiuso e uma cafeteria, que será operada em breve após processo licitatório.

O Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Roméro destaca a importância da cultura e da interação da universidade com a sociedade: “nos últimos anos a USP se viu muito mais criteriosa no uso dos recursos e até em função disso inaugurou poucos novos prédios, e esse é um deles, demonstrando o peso que a cultura desempenha e a relevância em se oferecer um espaço dessa qualidade em uma área central da cidade, fora da Cidade Universitária”.

Já a diretora do Centro Universitário Maria Antonia, Myrna de Arruda Nascimento reforça a ideia, comentando: “é bastante importante o fato de este centro cultural estar localizado fora do campus, em uma área geográfica central, que dialoga com diversas outras instituições e populações da cidade, reforçando o caráter aberto das nossas atividades e permitindo que nosso trabalho tenha sempre um viés democrático da cultura”.

Novas exposições

O novo edifício apresenta quatro exposições gratuitas ao público:

Em Experimento, a artista e médica Anita Colli traz esculturas produzidas com materiais do âmbito laboratorial em interação com objetos domésticos, deslocando o significado do uso comum a eles atribuído.

Encyclopædia, de Feres Khoury, apresenta uma manipulação de suportes e técnicas, onde volumes antigos de enciclopédias e dicionários  são deformados para transformá-los em peças artísticas singulares.

Papyrus Textil, de Eunice Liu, é resultado de uma tese de doutorado que promoveu estudos sobre o papel, nos quais a artista produziu esculturas bidimensionais de papel que criam diferentes efeitos artísticos através de recortes, dobras e sombras.

Pina in memorian apresenta pinturas de Helmut Schippers, artista convidado, que homenageia a bailarina Pina Bausch, realizando um processo interartes que ressalta o contato entre as linguagens artísticas expressas: a dança-teatro e a pintura.

Rui Barbosa

O público que for ao Centro Universitário Maria Antonia poderá ainda conferir as demais mostras expostas no edifício Rui Barbosa  inauguradas este semestre, como  Re Vou Ver, que revisita a exposição “1968 Vou Ver”, com curadoria de Carolina Soares, exibida em 2008, quarenta anos depois dos confrontos protagonizados por estudantes na Rua Maria Antonia. A exposição conta com fotografias de Hiroto Yoshioka, parte  do acervo do Centro Maria Antonia, e exibe o documentário “A batalha do Maria Antônia”, de Renato Tapajós, de 2014. Também será aberta até o final do ano a mostra Simplex Machina, resultado de atividades realizadas por calouros de turmas de Design da FAU-USP nas quais foi proposto que trabalhassem estruturas cinéticas capazes de transformar os ambientes em que se inserem.

O Centro Universitário Maria Antonia da USP

Construído na década de 1930, o prédio do Centro Universitário Maria Antonia, além do evento retratado na exposição, é um dos mais emblemáticos espaços da Universidade de São Paulo, tendo abrigado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, onde estudaram e lecionaram figuras de destaque no cenário nacional como  Alfredo Bosi, Antonio Candido, Aziz Ab’Saber, Décio de Almeida Prado, Fernando Henrique Cardoso, e Florestan Fernandes. O episódio da Batalha da Maria Antonia resultou na ocupação do local por forças policiais e a mudança definitiva da faculdade para o campus da Cidade Universitária, o qual voltou a ser reaberto ao público como espaço cultural da USP somente em 1993. Hoje ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o local sedia as mais variadas atividades tais como cursos, palestras, exposições e sessões de cinema.

Confira vídeo produzido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB) com Antonio Candido sobre o local: www.ieb.usp.br/antonio-candido.

Serviço

Inauguração do Edificio Joaquim Nabuco do Centro Universitário Maria Antonia da USP
Onde | Centro Universitário Maria Antonia | Rua Maria Antônia, 258 e 294
Quando | 17 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018
Visitação | Terça a  domingo, das 10h às 18h
Quanto | Gratuito

Inauguração do Edificio Joaquim Nabuco
    • Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA)
    • Rua Maria Antonia, 258 e 294
    • São Paulo - SP
    • tel: 3123-5200
    • obs: Visitação gratuita
    • Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo
    • Das 10:00 às 18:00
Não há Comentários :(
Os comentários estão fechados.