Biblioteca Brasiliana da USP lança dois novos projetos voltados à educação

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 24/09/2021

Lançamentos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube

24/4/2021 15h23

Na próxima quinta-feira, dia 30 de setembro, às 14h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP realiza o lançamento de dois novos projetos voltados à educação e à história do Brasil: o Portal 3×22 e o 3×22 na Escola. As iniciativas compõe uma ação mais ampla da biblioteca que visa à produção de conhecimentos e reflexões críticas em torno de três importantes momentos históricos do Brasil: o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna e os desafios do tempo contemporâneo (1822-1922-2022, respectivamente), três importantes momentos que nomeiam o projeto.

O Portal 3×22 pretende reunir por meio de um novo site um variado conjunto de materiais produzidos pela biblioteca ao longo do tempo. Nele será possível consultar e baixar boletins temáticos com matérias e entrevistas, kits didáticos voltados a estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio, posts com sugestões de livros para pensar o país, publicações acadêmicas e outros materiais e eventos realizados pela BBM no passado.

A iniciativa 3×22 na Escola traz um amplo material didático interdisciplinar voltado para atender as demandas do novo currículo do ensino médio. Formado a partir de temas centrais para pensar o Brasil, tais como cidadania, meio ambiente, desigualdade e educação, permite que cada temática possa ser discutida pelo viés histórico, apoiado pela diversidade bibliográfica da BBM, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento.

O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BBM com mediação do professor e coordenador do 3×22, Alexandre Macchione Saes (FEA-USP).
Biblioteca Brasiliana da USP lança dois novos projetos voltados à educação