Operação Carne Fraca: utilizando conceitos químicos na refutação de fake news.

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 08/10/2018

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

Hoje em dia estamos presenciando cada vez mais a disseminação de notícias falsas, ou parcialmente incorretas, pela internet. Tais notícias, conhecidas como fake news, geralmente são publicadas com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção. Outro aspecto que favorece a difusão de algumas fake news consiste no fato de que determinadas notícias envolvem conceitos sobre assuntos dos quais o usuário não possui conhecimentos básicos a respeito.
A deflagração da Operação Carne Fraca em março de 2017 pela Polícia Federal foi um caso bastante conhecido em que os conceitos científicos não foram utilizados corretamente, o que permitiu a disseminação fake news pelas redes sociais, que por sua vez forneceu material suficiente para a criação de incontáveis memes.
No minicurso intitulado “Operação Carne Fraca: utilizando conceitos químicos na refutação de fake news” serão discutidos exemplos de conceitos químicos mal utilizados pela mídia, bem como será proposta uma reflexão sobre a evolução dos métodos de conservação de alimentos e sobre os mecanismos associados aos conservantes mais conhecidos, buscando-se, por fim, desmistificar a química como vilã da sociedade.

Operação Carne Fraca: utilizando conceitos químicos na refutação de fake news.
    • Laboratório de Química da Faculdade de Educação – USP
    • Av. da Universidade 308 - Bloco B - Sala 01