USP apresenta as influências do barroco na arte contemporânea brasileira em palestra para terceira idade

Centro Universitário Maria Antonia - 14/03/2017

Parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, palestra no Maria Antonia explora o passado barroco para entender o presente na arte brasileira contemporânea

O Centro Universitário Maria Antonia realiza no dia 15 de março, às 16h, a palestra A Arte Contemporânea e o Barroco no Brasil, destinada especialmente ao público do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, pessoas com mais de 60 anos A palestra será ministrada por Carlos Eduardo Riccioppo, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O evento gratuito tem duração prevista de duas horas.

O barroco teve no Brasil um florescimento importante no período colonial. Não apenas em Minas Gerais, mas também em outras regiões, deixou traços que vêm sendo apropriados por artistas brasileiros contemporâneos até hoje. Na palestra, Riccioppo procura abordar esse processo de apropriação, oferecendo dados importantes para a compreensão da arte feita no país e suas relações com o meio social. O professor terá como base a produção de artistas cujas obras já foram exibidas no Centro Universitário Maria Antonia.

As inscrições devem ser feitas até o horário da palestra pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone 11 3123-5201.

Carlos Eduardo Riccioppo é Doutor em História, Crítica e Teoria da Arte pelo Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, onde integra o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do CAP/ECA/USP. Realizou as exposições Leonilson – desenhos, no Centro Universitário Maria Antonia, em 2008, e Fim da primeira parte, de João Loureiro, em 2011, na Galeria Vermelho, São Paulo. Compôs os grupos de crítica do Centro Cultural São Paulo, do Centro Universitário Maria Antonia e do Paço das Artes.

Universidade Aberta à Terceira Idade
Arte Contemporânea e o Barroco no Brasil
Onde | Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antonia, 294, São Paulo – SP
Quando | 15 de março, das 16h às 18h