Peça no Teatro da USP traz a luta indígena em diálogo com Brecht

Teatro da Universidade de São Paulo - 15/10/2019

Depois da estreia no Sesc Pompeia em agosto, a Cia Livre e a Cia Oito Nova Dança realizam nova temporada no Teatro da USP

Livremente adaptado de Os Horácios e Os Curiácios, de Bertolt Brecht, a peça Os Um e os Outros reestreia no Teatro USP (TUSP) em curta temporada. Em forma de opereta a montagem faz uma justaposição entre as batalhas narradas pelo autor alemão e a luta dos povos ameríndios no Brasil de hoje. O espetáculo fica em cartaz até 27 de outubro, as sextas e sábados, 21 horas, e aos domingos, 19 horas.

Na peça concebida pela diretora Cibele Forjaz em parceria com as duas companhias, os Curiácios são o povo dos Um, que acredita que sua cultura é universal, enquanto os Horácios são os Outros, ou os múltiplos povos, que defendem a diversidade dos modos de existência.

No texto de Brecht, os Curiácios invadem a terra dos Horácios para roubar seus campos e minas. Frente à ameaça de perderem tudo aquilo de que necessitam para viver, os Horácios decidem resistir. Em três batalhas – dos arqueiros, dos lanceiros e dos escudeiros – o autor aborda diferentes estratégias de luta, refletindo sobre formas de resistência ao avanço do totalitarismo no mundo. O dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht se inspirou em uma guerra ocorrida na Roma Antiga para escrever, em 1933, Os Horácios e os Curiácios, obra que investiga modos de resistência da chamada “época da contrarrevolução”, instaurada com a ascensão e consolidação da Alemanha Nazista.

A narrativa colocada em cena em Os Um e os Outros mantém o texto de Brecht como espinha dorsal, mas  justapõe a ele mensagens, documentos, relatos e imagens que apresentam uma guerra que está em curso hoje no Brasil: a luta dos povos originários por reconhecimento de seus territórios, respeito aos seus modos de vida e pela preservação do ambiente em que vivem.

Além dos artistas das duas companhias e convidados, integrantes da comunidade Guarani M’Bya da Terra Indígena Tenondé-Porã, situada em Parelheiros (Zona Sul de São Paulo), fazem parte do espetáculo, que faz uso de linguagens e formatos múltiplos, unindo elementos de teatro, audiovisual, dança e música.

Os Um e Os Outros
Cia Livre e Cia Oito Nova Dança

Quando | Até 27 de outubro – sextas e sábados, 21 horas, e domingos, 19 horas
Onde | Teatro da USP – Sala Multiúso
Ingressos | R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Vendas plataforma sympla ou na bilheteria do teatro, uma hora antes do início da sessão.
Classificação | 14 anos

Peça no Teatro da USP traz a luta indígena em diálogo com Brecht