• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Protagonismo trans no audiovisual é tema de cine debate ‘Luz, Câmera, Zero Discriminação’, no CINUSP, em SP

Protagonismo trans no audiovisual é tema de cine debate ‘Luz, Câmera, Zero Discriminação’, no CINUSP, em SP

Comunicação - PRCEU - 14/06/2019

PHOTO 2019 06 13 18 20 32 1

No clima das celebrações que antecedem a Parada LGBTI de
São Paulo, o CINUSP Paulo Emílio, no campus USP Butantã, receberá, nesta terça-feira (18/6), às 14h, uma sessão especial de cine debate com exibição do webdocumentário Luz, Câmera,
Zero Discriminação, sobre a importância do protagonismo trans e travesti no audiovisual. A sessão terá também a exibição de quatro curtas produzidos inteiramente por participantes do curso homônimo realizado em São Paulo, em 2018, que capacitou 15 pessoas trans e travestis em fotografia, sonorização e produção, além de roteiro, pré-produção, direção, fotografia, filmagem, edição e pós-produção.

O webdocumentário Luz, Câmera, Zero Discriminação retrata os bastidores do curso e dos preparativos para a realização dos curtas produzidos pelos próprios participantes da formação, como trabalho de conclusão. São eles: (R)Existir, Somos Todxs Humanxs, TransMasculinidades e Brasil Repressão. A exibição dos filmes será seguida por um debate sobre a importância do protagonismo trans e travesti no audiovisual.

O projeto é uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com o M.A.C. AIDS Fund. A formação foi composta por dez encontros, que aconteceram entre 27 de fevereiro e 28 de março de 2018 no Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas, em São Paulo. O objetivo do projeto foi contribuir para a redução do estigma e da discriminação em relação às pessoas trans e travestis e abrir espaços para que estas pessoas possam se apropriar de plataformas audiovisuais, fomentando também o acesso a esse mercado.

A sessão especial acontece no âmbito dos preparativos para a 23a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT SP. A Parada acontecerá na Avenida Paulista em 23 de junho, com o tema 50 anos de Stonewall: nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+. A iniciativa é uma ação conjunta do UNAIDS, CINUSP Paulo Emílio e o programa USP Diversidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. A sessão é gratuita para todos os públicos.

SERVIÇO

Sessão especial Luz, Câmera, Zero Discriminação

Data: 18 de junho de 2019 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: CINUSP Paulo Emílio (Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária)
Entrada gratuita e aberta ao público em geral

Luz, Câmera,Zero Discriminação
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.