Seminário sobre economia solidária homenageia Paul Singer

Comunicação - PRCEU - 30/11/2018

itcp

Evento celebra vigésimo aniversário de incubadora da USP com discussões sobre extensão universitária e atualidades econômicas

Por Bianca Kirklewski | Foto Cecília Bastos/USP Imagens
30/11/2018 17h09

Em comemoração aos 20 anos da Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP), será realizado um seminário entre os dias 6 e 7 de dezembro. O evento, com o tema Extensão, Ensino e Pesquisa: 20 anos da ITCP-USP, homenageará o teórico da economia brasileira Paul Singer, falecido em abril deste ano.

“Vamos discutir extensão universitária, incubadoras, atualidades da economia solidária e principalmente, fazer uma homenagem ao professor Paul Singer”, explica Reinaldo Pacheco da Costa, coordenador da ITCP na USP.

O seminário conta com convidados do Uruguai, da Argentina e do Brasil e será realizado no auditório Milton Santos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP. A entrada é gratuita.

Rio20 Economia Solidaria Fto Cecilia Bastos 05 e1543604919577

Cédulas emitidas por Bancos Comunitários.

A ITCP é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP que atua no fomento à Economia Solidária. Fundada em 1998, a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul Singer, a incubadora surgiu inicialmente para apoiar iniciativas dos moradores do bairro do Rio Pequeno, no Butantã.

“Paul Singer deixa um legado ao Brasil com o pensamento solidário na produção, uma inovação porque tenta levar a democracia para as áreas de serviços e produtos”, conta o coordenador.

Hoje o programa desenvolve projetos que orientam e acompanham grupos de diversos setores, a partir da educação popular e da multidisciplinaridade. O processo de “incubação” consiste na educação permanente, visando a autonomia e a emancipação dos grupos incubados, bem como o desenvolvimento de novas relações de produção e de trabalho para os empreendimentos criados.

Atualmente o Brasil conta com mais de 120 ITCPs.

Sobre Paul Singer

Nascido na Áustria, em 1932, Paul Israel Singer chegou ao Brasil em 1940, fugindo da perseguição nazista aos judeus. Formado em economia e doutor em filosofia, Singer foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP).

“O professor Paul Singer mostrou com seu trabalho que é possível existir uma economia solidária, em oposição à ideia clássica de que toda economia deve ser necessariamente competitiva”, afirma Reinaldo Pacheco.

Extensão, Ensino e Pesquisa: 20 anos da ITCP-USP

Quando | 6 e 7 de dezembro, quinta e sexta-feira
6.12 | quinta-feira | 19 horas
Mesa de Abertura – 20 anos ITCP-USP e homenagem ao Professor Paul Singer – das 19 às 21h30