Teatro da USP estreia peça com vida e obra de artista plástico José Leonilson

Teatro da Universidade de São Paulo - 24/10/2019

O espetáculo dialoga com a biografia do criador Laerte Késsimos é a última etapa de um processo que envolve a performance O Porto e a  exposição Como se Desenha o Coração?

A partir de 14 de novembro estreia no Teatro da USP o espetáculo Ser José Leonilson. A trama faz uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia do criador Laerte KéssimosOs ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A peça segue em cartaz até 15 de dezembro, de quinta a sábado, 20 horas e domingos, 18 horas.

Elaborado a partir dos depoimentos (biográficos e artísticos) de Leonilson e de registros sonoros feitos por Késsimos durante o processo de criação, a montagem une as inquietações dos dois artistas e faz uma ponte entre a vida e obra do artista morto em 1993 e a biografia e a obra do idealizador – apontando coincidências e dissonâncias entre ambos. A feitura da arte como autorretrato, a casa de infância como ambiente de domesticação, a sexualidade como campo de batalha, as pontes amorosas como travessia e a doença como reconciliação com nossa finitude estão entre os temas tratados.

A peça é feita em formato de monólogo, com uma mistura de artes visuais (projeções em vídeo), narração de histórias (a transposição para o palco de relatos biográficos gravados durante o processo) e documentário (a vida e a obra de Leonilson) em um ateliê de costura que também é o palco.

O espetáculo tem direção de Aura Cunha, dramaturgia de Leonardo Moreira, música original de Marcelo Pellegrini, cenário de Marisa Bentivegna e iluminação de Aline Santini.

O projeto é o ponto de chegada de um processo que envolveu a performance O Porto, ateliê aberto à visitação, onde Késsimos criava obras visuais que eram também depoimentos pessoais, e a exposição Como se Desenha com Coração?, que acontece gratuitamente no foyer da Sala Multiúso, no edifício Joaquim Nabuco, do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP. A mostra, que é a primeira exposição do artista, apresenta o expoente de trabalhos criados entre 2017 e 2019. São desenhos, pinturas, bordados e objetos criados numa relação direta, ora de espelhamento, ora de duplicidade, com os trabalhos do artista plástico Leonilson.

Espetáculo Ser José Leonilson

Quando| De 14 de novembro a 15 de dezembro – quinta a sábado, 20 horas e domingos, 18 horas
Onde | Teatro da USP (TUSP) – Sala Multiúso do Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Duração |90 min.
Classificação | 16 anos
Lotação | 50 lugares
Quanto | R$20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A bilheteria abre uma hora antes do início da sessão.

Exposição Como se Desenha um Coração?
Quando |
De 14 de novembro a 15 de dezembro – terça a domingo, das 10 às 18 horas
Onde |
Centro Universitário Maria Antonia – Foyer da Sala Multiúso