• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Município de Sertãozinho recebe unidades móveis da USP com foco em atividades ligadas a saúde, educação e cultura

Município de Sertãozinho recebe unidades móveis da USP com foco em atividades ligadas a saúde, educação e cultura

Comunicação - PRCEU - 05/12/2022

O projeto voltado para as comunidades tem participação de todas as unidades da USP sediadas  no campus de Ribeirão Preto

Por Tiago Cesquim
05/12/2022 13h33

O município de Sertãozinho recebe de 8 a 11 de dezembro, das 8h às 17h, o projeto USP na Comunidade, realizado nesta edição por unidades de ensino do campus Ribeirão Preto. Atendimentos e atividades gratuitas serão oferecidas para todas as idades, em duas unidades móveis da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Sertãozinho.

A programação terá desde atividades de lazer, esportes e atividades físicas até apresentações artísticas e realização de exames básicos de saúde. Serão oferecidos ainda cursos, palestras e oficinas com orientações sobre acesso à justiça e direitos de saúde e do consumidor, questões de saúde relacionadas à estética, gestão de pequenos negócios e difusão de conhecimentos sobre COVID-19. Os cursos são gratuitos e dão direito a certificado USP (veja como fazer sua inscrição aqui).

Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP tem como objetivo levar serviços e atividades para a população da região, por meio dos caminhões de saúde e ciência e de cultura e educação. A ação tem participação dos diversos departamentos das unidades da USP, oferecendo ao público acesso aos especialistas da universidade.

Projeto USP na Comunidade Sertãozinho contará com duas carretas móveis equipadas com salas de aula e palestras, telas de projeção para apresentações externas e transportam uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos.

Projeto USP na Comunidade conta com duas carretas móveis equipadas com salas de aula e palestras, telas de projeção para apresentações externas e transportam uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos.

 

Em Sertãozinho, a ação é coordenada pela professora Ana Paula Morais Fernandes, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. “Projetos desta natureza, que promovem a clara junção da pesquisa, do ensino e da extensão, revelam o quão impactante a Universidade de São Paulo pode ser para a sociedade em qualidade de conteúdo levado à população, com fundamentos científicos e culturais”, avalia Ana Fernandes, complementando que “a extensão universitária é a face da USP que melhor pode exemplificar seu alcance social”.

Para as crianças haverá recreação, jogos, pintura facial, danças, ginástica, testes de acuidade visual, orientações de higiene bucal e distribuição de kits de saúde oral, e também contação de histórias. Os adolescentes poderão participar de danças, ginástica rítmica, jogos esportivos, futevôlei, rodas de conversa, música, teatro, exibição de filmes, documentários e vídeo-animação.

Os adultos terão atividades relacionadas à saúde, como aferição da pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, yoga, testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, oficinas de saúde além de orientação sobre acesso à justiça e finanças, bem como práticas de canto e coral. Para os idosos será feita aferição da pressão arterial e glicemia, prevenção da cegueira, atividades de danças, músicas e rodas de conversa.

A professora Ana Paula Morais Fernandes é membro do Conselho de Cultura e Extensão da EERP-USP e foi também coordenadora do Programa USP Diversidade da PRCEU – Foto: Arquivo Pessoal

A professora Ana Paula Morais Fernandes é membro do Conselho de Cultura e Extensão da EERP-USP – Foto: Arquivo Pessoal

A coordenadora considera que o formato do projeto USP na Comunidade, ao utilizar para aproximação social as unidades móveis “Saúde e Ciência” e “Cultura e Educação”, obteve êxito ao promover o envolvimento de toda a comunidade da USP Ribeirão na ação. “A primeira edição estimulou a criação de múltiplas ações com a participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação, servidores de todas as Unidades de Ensino do campus USP de Ribeirão Preto e apresenta, por si só, grande potencial para o fomento de novas edições, propiciando ainda um melhor conhecimento das reais necessidades da região e de seu entorno”, afirma Ana Fernandes.

“A Prefeitura de Sertãozinho está muito comprometida com as atividades, e nossa expectativa é que o Projeto tenha importante participação da população local e mesmo dos municípios próximos”, pontua a professora. “É uma cidade bastante próxima a Ribeirão Preto, com uma população em torno de 128 mil pessoas, em uma região em que os conhecimentos e experiências de nossa Universidade certamente terão impacto social relevante”.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições poderão ser realizadas no local. Para os cursos e palestras as inscrições estão disponíveis online (veja neste link) ou presencialmente nos dias 8 e 9 de dezembro se ainda houverem vagas.

 

Serviço

Unidades Móveis USP na Comunidade – Sertãozinho

 

Onde | Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Sertãozinho

Rua Pedro Montenegro, 340 – Sertãozinho – SP

Quando | De 8 a 11 de dezembro, das 8h às 17h

Quanto | Gratuito

Informações | https://sites.google.com/usp.br/usp-ribeirao-na-comunidade

 

 

 

Município de Sertãozinho recebe unidades móveis da USP com foco em atividades ligadas a saúde, educação e cultura
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.