Ações no Dia da Mulher são promovidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP

Comunicação - PRCEU - 02/03/2017

A programação inclui apresentação artística, sessão de planetário, debates e palestras temáticas em diversos locais de São Paulo e Santos

Por Teresa Espallargas e Gustavo Drullis
02/03/2017 16h20

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU-USP) oferecerá diversas atividades a fim de discutir temas relacionados ao assunto. As ações acontecerão em espaços da Cidade Universitária mas também em outros locais de São Paulo e Santos.

A programação tem como destaque palestras organizadas pelo Núcleo dos Direitos da USP:  A mulher no mercado de trabalho e a qualidade de vida, com a Professora Dra. Ana Cristina Limongi-França, Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária e pesquisadora na área de qualidade de vida no trabalho; O que você gostaria de saber sobre reposição hormonal?, ministrada pelo Professor Dr. Paulo Margarido do Hospital Universitário (HU) e O papel econômico da mulher em uma sociedade. Como se programar?, conduzida pelo Professor Dr. Rodrigo de Losso da Silveira Bueno da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP).

As demais atividades preparadas para o dia incluem sessões no planetário do Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec) com ênfase na constelação de Virgem, relacionada às mulheres; debate acerca da socialização feminina no Cinema da USP (CINUSP); uma apresentação performática no Centro Universitário Maria Antonia, um ensaio aberto no Teatro da USP do espetáculo Peça Para Quem Não Veio e bate-papo no Engenho dos Erasmos, sítio histórico e arqueológico localizado em Santos, sobre a trajetória da santista Marcela Souza, árbitra de boxe que representou o Brasil nas Olimpíadas de 2016.

Além das atividades promovidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a USP terá uma série de outras iniciativas relacionadas à data. O órgão coordenador é o USP Mulheres, que divulga em seu site (www.sites.usp.br/uspmulheres/08-de-marco/) a programação completa e também outros textos e pesquisas sobre a mulher.

Mesa de debates ‘’Mostra Infância com debate acerca da socialização feminina’’
Quando | 8 de março às 19h.
Onde | Cinusp – Colmeias – Favo 04, R. do Anfiteatro, 181 – Butantã, São Paulo – SP
Mais informações | www.usp.br/cinusp(11) 3091-3540

Sessão do Planetário
Quando | 8 de março às 10h e 14h.
Onde | Planetário do Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Av. Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações |  www.parquecientec.usp.br – (11) 5077-6312

Mulher na Luta: a trajetória de Marcela Souza
Quando | 8 de março às 15h30.
Onde | Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – Rua Alan Cíber Pinto, 96 – Vila São Jorge, Zona Noroeste, Santos – SP
Mais informações | www.engenho.prceu.usp.br – (13) 3203-390

USP homenageia a mulher no seu Dia Internacional
Quando | 8 de março das 07h30 às 11h.
Onde | Espaço Multiúso do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) –  Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 – Cidade Universitária, São Paulo – SP
Mais informações | www.cepe.usp.br – (11) 3091-9315

Música e Performance no Centro Universitário Maria Antonia
Quando | 8 de março às 18h
Onde | Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) – Rua Maria Antonia, 258 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Mais informações | www.usp.br/mariantonia(11) 3123-5201

Ensaio aberto | PEÇA PARA QUEM NÃO VEIO
Quando | 8 de março, 16h.
Onde | Teatro da USP | Sala experimental | Rua Maria Antonia, 294 – V. Buarque
Quanto | Gratuito
Mais informações | usp.br/tusp | fb.com/events/253740911751828/  | (11) 3123-5222