• A+
  • A-
Fechar
USP Acessível

USP Acessível

Em 8 de setembro de 2011, por meio da Resolução CoCEx 5971, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária criou o USP Legal, que permaneceu até outubro de 2021 como um programa regular vinculado ao conjunto de programas que formam o USP Comunidade.

Em seu rol de atribuições, possuía como finalidades fomentar a concretização das determinantes do Estatuto da Pessoa com Deficiência e da Lei Nacional de Acessibilidade, no âmbito dos serviços públicos educacionais prestados pela Universidade de São Paulo; articular a implantação de uma política de inclusão e de acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações conjuntas entre as diferentes instâncias da USP e a comunidade, de modo a assegurar a plena inclusão de alunos e servidores com deficiência ou mobilidade reduzida; e promover a articulação das dimensões do ensino, da pesquisa e da cultura e extensão no âmbito do Programa.

Dessa forma, quando criado, o programa estava mais focado nas demandas da Universidade relacionadas às barreiras arquitetônicas, de forma a buscar adequar a USP às normas da ABNT. 

A partir de outubro de 2021 o USP Legal começa a ganhar uma concepção mais atual e adequada ao momento e, dessa forma, passa a ser denominado de USP Acessível, nome que traduz seus novos objetivos e que vem ao encontro das diretrizes nacionais e internacionais sobre acessibilidade. Como resultado dessa nova postura, a identidade visual do programa USP Acessível também passou por processo de reelaboração, de forma a ter melhor representatividade de sua abrangência quando utilizado nas mídias sociais, páginas da web e documentos institucionais. Para isso, um novo conceito foi criado, com construção abstrata, que remete à ideia de conexão entre três atores: a pessoa com deficiência, a Universidade de São Paulo e o ensino.

No momento, o site do USP Acessível passa por um processo de atualização e construção, para que em breve possa oferecer ao público informações e materiais completos a respeito do tema. 

Em 3 de maio de 2022 a USP criou uma nova pró-reitoria, voltada exclusivamente voltada para as ações de inclusão. Assim, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento passa, neste momento, a assumir a coordenação deste programa em um novo contexto. 

USP Acessivel Identidade

USP Acessível