USP realiza evento de formação continuada para professores da educação básica

Comunicação - PRCEU - 16/05/2023

Com mais de 80 atividades gratuitas oferecidas, o Encontro USP Escola prevê a participação de cerca de mil professores nos cinco dias de evento

Por Elcio Silva | Foto de Capa – Comissão Organizadora do Encontro USP Escola
16/5/2023 – 18h30

Estão abertas de 16 de maio a 12 de junho de 2023, as inscrições gratuitas para o 23º Encontro USP Escola. O projeto de extensão universitária, realizado há 12 anos, oferece mais de 80 atividades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino. As inscrições são realizadas online pelo sistema Apolo da USP com prioridade para professores em efetiva atuação.

O encontro já atendeu mais de 10 mil professores e tem como principal objetivo possibilitar a ampliação do diálogo entre os docentes da Universidade e da educação básica com foco no compartilhamento de experiências a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento.

Para o professor Eduardo Donizeti Girotto, coordenador do evento e docente do Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o evento é uma importante oportunidade de aprofundar o compromisso da USP com a educação básica, construindo pontes entre os docentes da USP e das diferentes redes de ensino, com o intuito de partilhar conhecimentos, práticas e reflexões”.

Encontro Usp Escola 22 Edicao Foto Comissão Organizadora Encontro Usp Escola 4

Cursos, rodas de conversas, palestras, mesas de debate e oficinas estão previstas durante os cinco dias do evento que será realizado de 17 e 21 de julho de 2023. Foto da 22ª edição – Divulgação Encontro USP Escola.

Entre as atividades oferecidas estão cursos de atualização de 30 horas, rodas de conversas, palestras, mesas de debate, abordando temáticas das diferentes áreas do conhecimento e que dialogam com os currículos da educação básica.

Jogos e Atividade Lúdicas de Matemática para séries iniciais; Práticas Pedagógicas Antirracistas; Processos criativos e experiências perceptivas em Ciências; Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental; Utilização dos sensores dos smartphones no Ensino de Física; Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaversos no Ensino de Programação: Formando Jovens para o Futuro; são alguns exemplos dos cursos que estão divididos em cinco áreas: educação, humanas, linguagens, matemática e natureza.

Os cursos de 30 horas são validados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e possibilitam que os certificados sejam utilizados na progressão funcional dos docentes da rede.

23 Encontro Usp Escola Inscricoes Abertas

As atividades serão realizadas entre os dias 17 e 21 de julho de 2023 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Mais informações sobre a 23ª edição do Encontro USP Escola podem ser acessadas no site do evento. Clique aqui.

O Encontro foi criado no início em 2007 no Instituto de Física (IF) da USP voltado inicialmente apenas para professores desta disciplina. Em 2011, com a adesão dos organizadores ao Programa Novos Talentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformou-se no atual Encontro USP Escola com abrangência para todas as áreas do conhecimento e participação de outras unidades da USP.

23º Encontro USP Escola abre inscrições

Quando | De 16 de maio a 12 de junho de 2023.
Onde | Online pelo sistema Apolo da USP – https://uspdigital.usp.br/apolo/
Quanto | Gratuito
Público Alvo | Professores da educação básica das redes pública e particular de ensino.
Informações | Mais informações podem ser acessadas no site do evento em: https://bit.ly/encontrouspescola

USP realiza evento de formação continuada para professores da educação básica
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.