Auditório lotado e entusiasmo marcam a abertura do 13º Festival Coralusp

Comunicação - PRCEU - 26/09/2022

As apresentações diárias e gratuitas prosseguem até sábado (1) na Cidade Universitária

Reportagem e fotos: Fabio Rubira

O reencontro do tradicional Festival Coralusp com o público, após um hiato de 5 anos, aconteceu neste domingo (25) no Anfiteatro Camargo Guarnieri, complexo cultural totalmente reformado e reinaugurado no final de 2018 no campus Butantã da USP em São Paulo.

“É um orgulho e uma satisfação ver esse auditório maravilhoso com tanta gente”, celebrou a diretora Marcia Hentschel, após os concertos inaugurais. “Estamos de casa nova e o canto coral conseguiu voltar na sua plenitude.”

IMG 20220925 133051620 scaled e1664231198741

Uryel Augusto Santa Fé, do Coral Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de SP

A abertura da programação foi com grupos convidados, como o Coral Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, que tem entre os seus integrantes Uryel Augusto Santa Fé, de 13 anos. Feliz por retornar aos ensaios presenciais após o período de pandemia em que foi “bem difícil cantar por trás das câmeras”, o jovem coralista destacou a “emoção muito boa” da apresentação e o “som muito legal” a partir do palco do Anfiteatro. Ele também falou da alegria de participar do evento com outros corais, na programação inaugural que incluiu o Coro da Escola de Música do Ibirapuera, Coral Juvenil Meraki e Coral Prime do Centro Cultural Special Dog, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Cecilia Busato scaled e1664231235292

Cecilia Busato, do Coralusp Sestina

No final da tarde, as apresentações foram dos grupos Coralusp Yayá e Lapa e do grupo vocal independente Trato no Tom. Integrante do Coralusp Sestina há 37 anos, desde a formação do grupo Tarde, Cecilia Busato estava na plateia e contou que escapou “uma lágrima do olho”. “É a vida da gente. Cantamos desde mocinhos, nunca abandonamos, mesmo na pandemia. Esse Anfiteatro é a nossa casa, agora toda reformada. Ensaiamos muito aqui, amamos estar nesse lugar”, afirmou. A coralista, de 59 anos, se apresenta na sexta-feira (30).

“Estamos celebrando a nossa volta e a nossa vida cantando, que é o que mais gostamos de fazer”, destacou o diretor artístico Eduardo Fernandes.

“Para nós, que vivemos do canto coral e fazemos disso o nosso trabalho e a nossa vida, alimenta a alma ver tudo isso brotando”, reforça Hentschel. “É um trabalho que vai render muito fruto. Daqui pra frente ninguém segura a gente!”

Img 20220925 182303228

A programação do 13º Festival Coralusp prossegue com apresentações diárias gratuitas até sexta-feira, sempre às 20h30, e o encerramento no sábado às 18h00. Confira todos os grupos agendados aqui e as transmissões dos concertos de inauguração abaixo.

[yotuwp type=”videos” id=”6hgwWdw-7Q4″ player=”autoplay=0&autonext=0&rel=0″] [yotuwp type=”videos” id=”8v6mWFme7Qc” player=”autoplay=0&autonext=0&rel=0″]

13º Festival Coralusp

Quando | Até 1º de outubro de 2022
Horários | segunda a sexta (26 a 30/9) às 20h30 e sábado (1/10)  às 18 horas
Quanto | grátis
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, São Paulo-SP).
Mais informações | www.coralusp.prceu.usp.br

Auditório lotado e entusiasmo marcam a abertura do 13º Festival Coralusp