Agentes de extensão da USP participam de encontro para melhorias no sistema de gestão

Comunicação - PRCEU - 22/06/2018

Denominado de Apolo´s Day, o evento reuniu mais de 100 participantes das diversas unidades e campi

20180621 091403 1

Desenvolvido para gerenciar os cursos e demais atividades de extensão da USP, o sistema corporativo Apolo vem sendo constantemente reavaliado, ganhando melhorias e funcionalidades com o intuito de acompanhar a evolução desse tipo de ação na universidade e atender às demandas identificadas pelos responsáveis por essas atividades em cada local onde são oferecidas.

Para ampliar ainda mais essa participação e a discussão em torno do assunto foi realizado no último dia 21 de junho o Apolo´s Day, com atividades na sala do Conselho Universitário e no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Promovido em parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o encontro reuniu representantes de toda a USP para uma série de apresentações, discussões e sessões de dúvidas.

Na abertura do evento, a pró-reitora de cultura e extensão universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, destacou o papel de integração do encontro: “Estamos promovendo esse encontro porque a Pró-Reitoria faz questão de ter a participação de todas as unidades, todos os docentes e todos os servidores que atuam na extensão universitária. Somente o trabalho em parceria é que pode render bons frutos, pois conta com uma soma de esforços e visões”. Para ela, a evolução dos sistemas deve ser sempre contínua: “Também é papel da Pró-Reitoria ajudar na constante atualização de tudo aquilo que viabiliza ou dá suporte para as atividades de extensão, e o Sistema Apolo é um dos centros nervosos dessas ações na USP”.

João Eduardo Ferreira, superintendente de tecnologia da informação, também considera que o trabalho em parceria é o que traz eficiência para a melhoria dos sistemas. Ferreira ressaltou que “os trabalhos de tecnologia de informação muitas vezes eram vistos como uma mera prestação de serviços, um acessório, mas quando se passa a uma construção conjunta temos de fato um time com contribuições de todos os lados”. Por fim, saudou ainda a ampla adesão dos participantes, ressaltando como todas as unidades atenderam ao convite para participar do encontro, mesmo aqueles de campi mais distantes.

A primeira parte, que incluiu os presidentes e secretários da comissões de cultura e extensão, foi dedicada a uma apresentação geral de todas as ferramentas do sistema. Conduzida pela analista Renata Prates Markert, da STI, a apresentação (clique aqui para visualizar a apresentação) detalhou possibilidades para variados cenários. Em seguida, os secretários se dedicaram a uma tarde de trabalho com discussões focadas na integração do Sistema Apolo com o Portal de Convênios e sugestões de melhorias gerais no sistema.

20180621 092412

• Classificação: Livre