Areias do litoral paulista à Antártida são apresentadas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP

Comunicação - PRCEU - 09/05/2017

Exposição gratuita exibe até 29 de julho amostras que representam a diversidade dessas partículas

Até o fim das férias escolares, Areias do Mundo, idealizada por Christine Bourotte, do Instituto de Geociências (IGc) da USP, reúne amostras de areias das mais variadas regiões no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec). Os sedimentos vêm de locais como Egito, Japão, México, Brasil e até Antártida. As representantes nacionais foram extraídas dos Lençóis Maranhenses e do litoral paulista, compondo um mapa de norte a sul da costa estadual.

A areia é resultado do fenômeno químico-físico chamado intemperismo, isto é, da erosão de rochas ao longo de milhares de anos. O processo acontece de maneira diferente a depender da região, formando, portanto, tipos diversificados de areia, que podem ser vistos na exposição.

Segundo Christine, a intenção do projeto é aproximar o público às geociências a partir de um elemento familiar a todos. “A areia é sedimento e material terrestre como a rocha, o solo. Nós nos deitamos na areia da praia, mas de onde vem esta areia? Que história tem? Porque é diferente? É isso que tento explicar na exposição. Conhecendo e entendendo, preservamos, não é?”.

Já para o diretor do Parque CienTec, Fábio Dias, a mostra é uma viagem de volta ao mundo através das areias. “A areia pode parecer simples, mas quando vista com cuidado, revela interessantes histórias sobre a evolução da Terra e da vida, histórias sobre a interação entre a crosta terrestre e os oceanos. Elas nos ajudam a entender uma parte importante do ciclo de transformação das rochas e das paisagens”, explica.

A exposição gratuita Areias do Mundo, que compõe a programação do Parque CienTec até 29 de julho, segue depois para o Museu de Geociências da USP.

Exposição Areias do Mundo
Quando | Até 29 de julho das 9h às 16h de segunda a sábado