Osusp recebe convidados internacionais e realiza programação variada em São Paulo

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - 02/08/2019

Programação de agosto conta com apresentações no SESC Pinheiros, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no Anfiteatro Camargo Guarnieri e na Sala São Paulo

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) realiza no mês de agosto uma programação variada, com concertos das Séries OSUSP+POP, Música de Câmara e Sala São Paulo. Além das apresentações, serão ministrados gratuitamente um curso de regência e uma masterclass de violino.

A Série OSUSP+POP inicia as apresentações no dia 9, às 21h, no SESC Pinheiros. Sob a regência de Luís Gustavo Petri, a apresentação terá como solistas a pianista Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira. O repertório traz as obras Colheita, Vôo e As Três Graças, da autoria de Fernandes, além das consagradas Ponteio e Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, Golliwog’s Cakewalk e Syrinx, de Claude Debussy. Os ingressos podem ser adquiridos no site ou nas bilheterias do Sesc SP.

No dia 16, às 12h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebe o concerto de Música de Câmara. A Osusp se apresenta ao lado da Orquestra Errante, grupo experimental do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), que se dedica à improvisação e suas conexões com composição, tecnologia e educação. A regência é do maestro Ricardo Bologna. Além de interpretarem a obra “Noite Transfigurada”, de Arnold Schoenberg, os músicos irão improvisar num ambiente de criação coletiva ocupado também pelo regente.

calendário 08

Na semana seguinte, a apresentação é na Sala São Paulo, no dia 24, às 21h. Sob a batuta de Nicolás Pasquet, professor na Alemanha e maestro na Europa, e com a participação do violinista Nicolas Koeckert, intérprete e  professor na Áustria, onde leciona na Music and Arts Private University of Vienna (MUK). No programa, Itinerários de Curvelo (2007) de Silvio Ferraz (1959), Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77 (1878), de Johannes Brahms (1833-1897), e a belíssima Sinfonia Nº3 em Lá Menor Op. 56 “Escocesa” (1841), de Felix Mendelssohn (1809-1847). Ingressos estão disponíveis pelo site osusp.byinti.com.

Buscando promover atividades inéditas para os músicos e regentes que visam aprimorar seus conhecimentos, a Osusp realizará no Anfiteatro Camargo Guarnieri uma masterclass de violino durante a tarde do dia 22, e um Curso de Regência ao longo dos dias 26 e 27, ministrados respectivamente pelos convidados Koeckert e Pasquet. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Apolo (uspdigital.usp.br/apolo). Mais informações estão disponíveis no site da Osusp, na seção “Cursos e Masterclasses”.

Encerrando as atividades do mês, a OSUSP se apresenta como Quinteto de Sopros no encerramento do “Chip in Sampa” (evento da POLI-USP), às 13h do dia 30, no Centro de Difusão Internacional da USP. No dia seguinte, o Quinteto de Sopros apresentará o último concerto de agosto em Santos, às 15h, no Engenho dos Erasmos, primeiro engenho de cana-de-açúcar do país e único cujas ruínas encontram-se preservadas até hoje.

Esperamos vocês!

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo

Informações: sinfonica@usp.br | (11) 3091 3000 | sinfonica.usp.br

Concerto OSUSP+POP – SESC Pinheiros

Quando | Sexta-feira, 21h (09/08).
Onde | R. Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
Quanto | Ingressos variam de R$12 a R$40, a venda pelo site www.sescsp.org.br ou nas bilheterias de toda a rede SESC – SP.

Série Música de Câmara na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Quando | Sexta-feira, às 12h30 (16/08, 20/09, 25/10, 29/11)
Onde | Rua da Biblioteca, 21 – Butantã, São Paulo – SP
Quanto | GRÁTIS

Masterclass de Violino com Nicolas Koeckert
Quando | 22 de agosto, das 13h30 até às 17h30
Onde |  Anfiteatro Camargo Guarnieri – R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito (inscrições de 25 de julho a 15 de agosto pelo site: https://uspdigital.usp.br/apolo

Série Sala São Paulo
Quando | Sábados, 21h (24/08, 28/09, 12/10, 02/11 e 14/12)
Onde | Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo – SP
Quanto | Ingressos a partir de R$ 15 – vendas pelo site www.osusp.byinti.com

Curso de Regência com Nicolás Pasquet
Quando | 26 e 27 de agosto, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri – R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo – SP

Toda a programação da OSUSP pode ser consultada na página do facebook @SinfonicaUSP ou no website www.osusp.prceu.usp.br.