Avenida Paulista recebe unidades móveis da USP com atividades culturais e científicas

Comunicação - PRCEU - 10/05/2022

O Projeto “USP na comunidade” traz unidades móveis para diversas cidades do estado promovendo a integração da USP com as comunidades paulistas

Por Elcio Silva
10/05/2022 16h22

A avenida Paulista é a próxima parada de uma das unidades móveis da USP neste domingo, 15 de maio. Palco de atividades culturais aos finais de semana, a importante via da região central da capital recebe o projeto “USP na Comunidade” com demonstrações de experiências científicas e atividades culturais gratuitas para a população. A carreta ficará estacionada no quarteirão entre a av. Brigadeiro Luís Antônio e a rua Maria Figueiredo, das 10 às 16 horas.

Feira USP e as Profissões - Foto Elcio Silva

Show de Física durante a Feira USP e As Profissões. Foto Elcio Silva.

Inaugurada em agosto de 2021 no Memorial da América Latina, com as unidades “Saúde e Ciência” e “Cultura e Educação”, a iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) já circulou por diversas cidades do interior como Piracicaba, Lorena, Pirassununga, Boraceia, Ribeirão Preto e Pindamonhangaba, em programação desenvolvida fora dos campi da USP na capital e no interior.

As atividades são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A meta é promover a integração com as comunidades locais e contribuir para melhorias na qualidade de vida, permitindo que docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores da USP, promovam atividades de extensão em suas áreas de especialização.

Química Em Ação Feira Usp E As Profissões

Química em Ação com atividades interativas durante Feira USP e As Profissões. Foto Divulgação PRCEU.

Com a intenção de aproximar a população paulista do universo científico, a programação deste domingo traz experimentos e apresentações com as atrações dos projetos Show de Física e Química em Ação, além da exposição interativa do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Marli Quadros Leite, destaca que a difusão do conhecimento é um importante laço da USP com a comunidade. “As unidades móveis representam um relevante projeto que busca levar para além de seus muros o que é produzido na universidade. São duas carretas equipadas e pensadas para oferecer à população atividades que possam transmitir conhecimento e gerar interação com sociedade, aproximando cada vez mais a comunidade por meio de ações que impactam de maneira positiva na vida das pessoas”, explica.

Atividades

A unidade móvel Saúde e Ciência será a responsável pelas atividades desenvolvidas neste domingo. As atrações envolverão:

Reserva Técnica Do Mae Foto Divulgação

Reserva técnica do MAE – Foto Divulgação.

– O grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, que utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa. As demonstrações são realizadas de forma descontraída enquanto os conceitos são discutidos durante os experimentos;

– O Show de Física, criado pelo professor Fuad Daher Saad há mais de 38 anos, constitui-se em uma série de demonstrações abordando diversos assuntos interessantes sobre a Física. A partir de experimentos curiosos e divertidos, realizam uma apresentação lúdica, dinâmica e interativa estimulando a formação de novos cientistas;

– E o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que possui um dos maiores acervos de artefatos arqueológicos e etnográficos do país, com mais de 150 mil peças. Desenvolve pesquisas nestas duas áreas e também em museologia. Além do ensino e da pesquisa, o MAE atua na divulgação científica através de exposições e outras atividades educativas.

O veículo é equipado com sala de aula e de reunião e transporta grande variedade de materiais didáticos e científicos.

USP na Comunidade – Unidades Móveis

Quando | 15 de maio de 2022 (domingo), das 10 às 16 horas
Onde | Avenida Paulista (entre a av. Brigadeiro Luís Antônio e a rua Maria Figueiredo)
Quanto | grátis
Atividades | Show de Física; Química em Ação e Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.