Biblioteca Brasiliana da USP abre programa de visitas guiadas

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 02/06/2022

Roteiros destacam obras raras do acervo e detalhes da biblioteca. Primeiro recorte temático apresenta itens originais do Modernismo brasileiro.

Por Tiago Cesquim / PRCEU
02/06/2022 15h57

No dia 8 de junho a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP dá início a uma série de visitas monitoradas em suas instalações. No programa, o público poderá conhecer detalhes do funcionamento e das atividades desenvolvidas, além de ter contato com itens destacados de seu acervo, incluindo obras raras, manuscritos e objetos de arte.

“É uma biblioteca com características especiais, formada por uma coleção de obras raras, algumas delas únicas, e temos que garantir a preservação deste acervo”, explica Alexandre Macchione Saes, diretor da BBM. “O fato de não ser uma biblioteca de livre circulação não significa que somos uma biblioteca fechada ao público. As visitas guiadas devem permitir essa aproximação da comunidade com os livros, estimulando o interesse, despertando a curiosidade e, inclusive, explicitando o caráter tão especial deste acervo”, destaca Saes.

Para inaugurar a iniciativa e comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, foram selecionadas obras marcantes do Modernismo brasileiro, como primeiras edições, manuscritos, periódicos e livros de artista (objetos de arte criados em formato de livro) de autores icônicos como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Pagu e Oswaldo Goeldi. A equipe da BBM promoverá, periodicamente, uma nova seleção temática de sua coleção para apresentação aos participantes.

Vista interna dos corredores com estantes de livros da Biblioteca Brasiliana da USP

Público poderá conhecer detalhes do edificio e funcionamento da Biblioteca Brasiliana da USP, além de ter contato com obras raras do acervo

A expectativa é de que o público tenha uma oportunidade de contato mais próximo com alguns itens de uma das coleções mais completas e importantes sobre os temas que se referem ao Brasil. O acervo está organizado em quatro principais vertentes temáticas, sendo elas “assuntos brasileiros”, “literatura em geral”, “livros de arte”, e “livros como objeto de arte”, estes últimos em virtude de seus traços tipográficos, de sua diagramação, ilustração, encadernação etc.

Alexandre Saes comenta que as bibliotecas se transformaram em espaços de estudo para os alunos da USP, mas que uma biblioteca como a BBM deve se transformar também num grande espaço cultural, de difusão de projetos e estudos brasileiros. “Esses projetos devem promover uma espécie de curadoria do acervo, informando e estimulando o público a conhecer as obras.”, pondera o diretor.

Para participar, o interessado deverá comparecer à recepção da Biblioteca com 30 minutos de antecedência para a retirada de senhas. Cada visita dura aproximadamente uma hora e tem o limite máximo de 12 pessoas, para permitir um contato mais com as obras

As visitas acontecem sempre nas manhãs de quarta-feira e nas tardes de quinta-feira. Os visitantes poderão ainda conhecer melhor o funcionamento da Biblioteca, as atividades desenvolvidas e os serviços oferecidos. A seleção de obras do Modernismo brasileiro ficará em cartaz entre 08/06/22 e 28/07/22.

Sobre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Aberta ao públiFachada da Biblioteca Brasiliana da USP - vista noturnaco em 2013, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP | Visitas Monitoradas

Ciclo de visitas Modernismo brasileiro – BBM USP

Quando | de 8 de junho a 28 de julho, sempre às quartas (11h) e quintas (13h)
Onde | Rua da Biblioteca, 21 – Butantã, São Paulo