• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Biblioteca Brasiliana da USP celebra 10 anos com livros novos, dicas sobre obras do vestibular e seminário

Biblioteca Brasiliana da USP celebra 10 anos com livros novos, dicas sobre obras do vestibular e seminário

Comunicação - PRCEU - 16/03/2023

Na data do aniversário haverá o lançamento de dois livros sobre o Modernismo e a partir daí haverá encontros mensais sobre as obras literárias da FUVEST. Em maio, um grande seminário irá mostrar o caminho que tornou o local uma referência do mundo das bibliotecas.

Por Tiago Cesquim
16/03/2023 16h53

 

Na quinta-feira 23 de março a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP completa dez anos de sua abertura e inicia as comemorações com o lançamento dos livros “Semana de vinte e dois: Olhares críticos”, organizado por Marcos Antonio de Moraes, e “Releituras do modernismo: O legado de 1922 na cultura brasileira”, com organização de Ivan Marques. O evento acontece na Sala Villa Lobos, na própria BBM, das 18h às 19h30.

Os livros são resultados de seminários realizados dentro do projeto 3 vezes 22, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e reúnem mais de duas dezenas de especialistas que se debruçam sobre as repercussões decisivas do movimento centenário dentro da cultura brasileira. “Com esses dois livros, reforçamos o papel da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e também da Universidade de São Paulo, de oferecer densas pesquisas e reflexões sobre a cultura e a sociedade brasileira”, pondera o professor Alexandre Macchione Saes, diretor da BBM. 

“O modernismo brasileiro, tão debatido neste último ano, recebe dois livros que percorrem um mosaico de personagens, de espaços, de tempos e manifestações culturais que atualizam os sentidos da Semana de Arte Moderna e do próprio modernismo para nossa sociedade contemporânea”, esclarece.

Bbm Lançamento Livros Modernismo

Cartaz do evento simula os tradicionais lambe-lambes, e convida o público para o lançamento de duas obras sobre o modernismo brasileiro. Obras aprofundam e revisitam criticamente o período e seus impactos profundos para a cultura nacional.

O lançamento das obras dá início a uma série de atividades que celebram o primeiro decênio da biblioteca que já nasceu uma referência para os estudos brasilianistas, ao receber o mais completo acervo privado sobre esse campo, a partir da doação da coleção Guita e José Mindlin para a Universidade de São Paulo. Inaugurada em 23 de março de 2013, a BBM destaca-se na paisagem da Cidade Universitária por sua beleza, funcionalidade, acessibilidade e conforto, reconhecidos internacionalmente em 2016 pelo segundo lugar no 1º Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino Americana.

Já na semana seguinte, no dia 29 de março, tem início a edição 2024 do projeto BBM no vestibular, que apresenta por meio de aulas ministradas por pesquisadores e professores da Universidade de São Paulo as obras selecionadas para a FUVEST 2024. A série acontece mensalmente, e o primeiro livro tratado é Quincas Borba, de Machado de Assis. O evento acontece na Sala Villa-Lobos, às 19h30, com o vice-diretor da BBM, Prof. Hélio de Seixas Guimarães. A programação completa está disponível no site da biblioteca.

Alexandre Saes

Professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP, Alexandre Macchione Saes é Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin desde 2022.

“Ao completar sua primeira década de existência, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin tem seguido a máxima de José Mindlin de que a biblioteca ‘tem de ser viva!’. Recebendo leitores e pesquisadores, disponibilizando obras por meio digital e, acima de tudo, promovendo a curadoria do conhecimento acumulado, por meio de seminário, exposições, publicações e projetos de pesquisa, o acervo da BBM tem sido assimilado, debatido e ressignificado”, celebra Saes, que além de diretor da BBM é também professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP.

Os eventos abrem caminho para o seminário BBM 10 anos, que promoverá de 16 a 18 de maio uma série de encontros que discutem o papel da biblioteca, relembram projetos, exposições e publicações realizadas ao longo dos anos e como ela persegue o desejo de seus doadores de, para além de preservar, promover a curadoria do conhecimento produzido a partir de seu acervo. Acompanhe o site e as redes sociais da BBM para saber sobre novos eventos e ver a divulgação completa das programações. O Jornal da USP também está produzindo uma série de reportagens especiais comemorativas sobre as celebrações da BBM 10 anos.

 

Serviço

Lançamento de livros sobre o Modernismo

Data | 23 de março de 2023

Horário | 18h

Local | Sala Villa Lobos, Biblioteca Brasiliana da USP

Endereço | Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária

Butantã – São Paulo – SP – 05508-050

Quanto | Gratuito

* sobre os demais eventos, acesse https://www.bbm.usp.br/pt-br/

 

Biblioteca Brasiliana da USP celebra 10 anos com livros novos, dicas sobre obras do vestibular e seminário
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.