• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Café USP 60+ discute o sexo na longevidade

Café USP 60+ discute o sexo na longevidade

Comunicação - PRCEU - 19/08/2022

Especialista participa de série de encontros abertos que abordam variados aspectos do envelhecimento

O  ciclo de encontros Café USP 60+ recebe, no dia 30 de agosto, terça, às 19 horas, o psicólogo Fabricio Oliveira, especialista em gerontologia, para uma conversa sobre o sexo na longevidade.

O evento online será transmitido ao vivo pelo canal USP 60 + no YouTube (bit.ly/programaUSP60), com interação do público por meio do chat.

O convidado conversa com o médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, aproveitando a proximidade do Dia Mundial do Sexo, comemorado em 6 de setembro, para abordar as manifestações da sexualidade nas pessoas a partir dos 60 anos e formas de melhorar a qualidade de vida e a saúde. Gerontologista e terapeuta exclusivo de idosos, Fabricio Oliveira é Presidente da Rede Social de Direitos Humanos para um Envelhecimento Ativo e Saudável, além de professor, pesquisador e palestrante na área do envelhecimento. Colabora ainda com a Revista Envelhecer, de Portugal e autor do livro: Sexualidade e Longevidade: A Essência da Maturidade (2021). 

Dia Mundial do Sexo

A primeira proposta de criar este dia foi feita em 20 de novembro de 1935. A data, escolhida por um grupo chamado “Círculo Brasileiro de Educação Sexual”, tinha como objetivo incentivar o debate, já que naquele tempo pouco se falava sobre o assunto, e não foi em frente.

A invenção recente surgiu em 2008 por meio de uma marca de preservativos, que buscava estratégias de aumentar as vendas brincando com a data 6/9. O criativo e bem humorado discurso utilizado pela empresa para justificar a criação da data foi que “se existe Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados, por que não existir um Dia do Sexo, que deu origem a tudo isso?”. 

Sobre o Café USP 60+

A iniciativa reúne profissionais de diversas áreas para uma conversa descontraída com o coordenador do programa USP 60+, Egidio Dórea. As transmissões ao vivo são disponibilizadas com legenda no canal do YouTube do programa.

A ação surgiu com a necessidade de se discutir temas ligados ao envelhecimento com embasamento em diversas especialidades. Para isso, Dórea conversa com convidados sobre áreas variadas, sejam temas culturais, políticos, sociais ou econômicos.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa USP 60+ é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A cada semestre disponibiliza milhares de vagas gratuitas em cursos e atividades na USP. Confira mais em extensao.usp.br/usp60/.

Serviço

Programa Café 60+

Tema | Sexo na longevidade
Convidado | Psicólogo e gerontologista Fabricio Oliveira
Quando | 30 de agosto, terça-feira, 19h
Transmissão ao vivo em youtube.com/c/ProgramaUSP60mais

Sexo na longevidade
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.