Cinusp apresenta a mostra Cowboys também choram

CINUSP Paulo Emílio - 13/09/2022

Seleção de filmes explora a figura do cowboy e a sua simbologia através do gênero faroeste

Entre os dias 12 e 23 de setembro o Cinema da USP (Cinusp) exibe a mostra Cowboys também choram, que vai explorar a desconstrução da figura do cowboy. As sessões ocorrem no complexo do Anfiteatro Camargo Guarnieri, são gratuitas e abertas ao público.

A imagem do cowboy será exibida através de 10 longas-metragens, que apresentam filmes onde o western é a sua principal referência, desde a estética até os temas que transpassam as suas narrativas.

Johnny Guitar e Thelma e Louise estão entre as seleções. Os filmes abordam a masculinidade do cowboy por trás de personagens femininas, que se destacam pela força em suas atuações.

O Segredo de Brokeback Mountain desconstrói o estereótipo do cowboy, apresentando o romance entre dois jovens, que se apaixonam em meio a uma realidade que não os abraça. O filme Ataque dos cães também desconstrói esse estereótipo, representando a identidade queer, através de muita ação e uma força brutal.

Distante do cenário estadunidense, o filme Nosso tempo desloca-se até os cenários mexicanos, em um triângulo amoroso de um poeta criador de touros de briga. Já o brasileiro O cangaceiro acontece em meio ao sertão nordestino, destacando a saga de um cangaceiro novato no bando do capitão Galdino.

A programação ainda conta com os filmes: First cow: a primeira vaca da américa; Trinity é o meu nome; aAlma de cowboy e Perdidos na noite encabeçando a programação.

O Cinusp funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h. A entrada é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do centro cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.

Para mais informações acesse:
www.usp.br/cinusp/

Cinusp apresenta a mostra Cowboys também choram