Comunicação - PRCEU - 10/06/2022

As programações, com todos os integrantes usando máscaras de proteção, encantaram e emocionaram as plateias

As apresentações presenciais do Coral Universidade de São Paulo (Coralusp) foram retomadas nesta quarta-feira (8) em programações emotivas e com públicos calorosos na Cidade Universitária e na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

O retorno, após mais de dois anos de afastamento por causa da pandemia de covid-19, reuniu os grupos 12 em Ponto na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) no campus Butantã e o tradicional XI de Agosto, fundado em 1959, em seu lar na Faculdade de Direito (FD), na região central da capital.

Apresentação do XI de Agosto na Sala dos Estudantes da FDUSP

“Estamos exultantes em fazer o que mais gostamos, que é cantar”, declarou para uma Sala dos Estudantes lotada na FD o maestro Eduardo Fernandes, responsável pelas regências. “O sentimento é de plenitude, de renascimento e felicidade por estar voltando. O coral fazia ensaios virtuais, que é algo em que se perde a principal energia que é essa de tribo, de todo mundo junto, da força que tem o coletivo. Nada substitui essa emoção de ver a plateia cantando e feliz”, constatou comovido ao final do concerto.

A apresentação do 12 em Ponto no começo da tarde na BBM destacou o programa “6×80”, com músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tim Maia, seis artistas que comemoram a passagem dos 80 anos. À noite, o grupo XI de Agosto apresentou “Mil tons de Elis”, com canções de Milton Nascimento e do repertório de Elis Regina, em programação que contou com a participação do Coral Gogós, formado por ex-integrantes dos grupos regidos por Fernandes.

“Estamos ensaiando desde fevereiro. E agora começamos a estrear parte do repertório que conseguimos montar nesses últimos quatro meses. Envolve bastante trabalho”, explica o maestro.

No final do mês, em comemoração aos seus 55 anos e ao retorno dos encontros presenciais, a 13ª edição do Festival Coralusp vai reunir os atuais 15 grupos e convidados especiais. A programação terá uma semana de apresentações gratuitas, de 20 a 26 de junho, no Anfiteatro Camargo Guarnieri na Cidade Universitária.

IMG 20220608 201754163 scaled e1654894402664

Regente Eduardo Fernandes orientando coralistas

Novas apresentações e vagas

Após o Festival, o Coralusp retoma no segundo semestre a agenda de apresentações gratuitas nas unidades da USP e centros culturais da capital. Convites e contatos já podem ser feitos pelo e-mail coralusp@usp.br

Para interessados em cantar em algum grupo do Coralusp as inscrições são abertas no início do ano pelo site ou enquanto houver vagas nos 15 grupos, que se dedicam a repertórios variados nos encontros em diversos bairros de São Paulo, como Centro, Bela Vista, Butantã e Lapa.

(Texto e fotos Fabio Rubira/PRCEU)