Curso gratuito da USP discute crítica literária francesa e latino-americana

Centro Universitário Maria Antonia - 30/08/2022

Participantes terão formação básica da crítica literária francesa, além de conhecer as obras de críticos argentinos, chilenos e brasileiros

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 15 de setembro o curso gratuito A circulação da teoria literária na América Latina. Com 30 vagas, as inscrições online são abertas a toda a população, com preferência a graduandos e pós-graduandos das áreas de Letras e Ciências Humanas da USP e da Unifesp. O acesso é pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/lac, até 9 de setembro.

Ministrado pelas professoras Claudia Pino, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Paloma Vidal, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é dividido em doze encontros presenciais, realizados sempre às quintas-feiras, das 9 às 13 horas, até 8 de dezembro.

Realizado em português e em espanhol, o curso tem o objetivo de apresentar a obra de críticos literários argentinos, chilenos e brasileiros, que dialogam principalmente com a teoria literária de Roland Barthes, bem como Jacques Derrida, Michel Foucault, Maurice Blanchot e Gilles Deleuze.

Claudia Pino conta que “a intenção é unir os estudos da crítica e os estudos sobre a internacionalização, ao mostrar como a crítica literária francesa circula nas redes intelectuais da América Latina, transformando e estimulando a produção crítica e literária local”.

“O aluno terá acesso a uma formação básica em crítica francesa, além de conhecer a obra dos principais críticos argentinos, chilenos e brasileiros, e de alguns escritores-críticos da região que incorporam a crítica à sua produção literária e vice-versa”, destaca a professora.

Além das aulas presenciais, os participantes também acompanharão, de forma remota, aulas com convidados, pesquisadores de universidades espanholas, argentinas e brasileiras. Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

15 de setembro
Teoria literária francesa: surgimento, principais referências, tendências

22 de setembro
A crítica argentina 1: Nicolás Rosa, Oscar Masotta

29 de setembro
A crítica argentina 2: Beatriz Sarlo e Alberto Giordano

6 de outubro
A crítica brasileira 1: Leyla Perrone-Moisés

20 de outubro
A crítica brasileira 2: Leituras de Derrida da crítica brasileira

27 de outubro
A crítica brasileira/argentina 3 : Raúl Antelo, Luiz Costa Lima

3 de novembro
A crítica chilena: Cedomil Goic, Adriana Valdés, Eugenia Brito, Martín Cerda

10 de novembro
A crítica francesa dos anos 80 e 90 e a crítica latino-americana (crítica genética, estudos autobiográficos)

17 de novembro
Escritores-críticos hispano-americanos 1: Tamara Kamenszain, Héctor Libertella

24 de novembro
Escritores-críticos hispano-americanos 2: Alan Pauls, Ricardo Piglia e Enrique Lihn

1º de dezembro
Escritores-críticos brasileiros: Ana Cristina César, Silviano Santiago, Haroldo de Campos

8 de dezembro
Jornada A crítica francesa na América Latina

A circulação da teoria literária na América Latina

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | De 15 de setembro a 8 de dezembro de 2022, quintas-feiras, das 9 às 13 horas
Quanto | Grátis
Vagas | 30 vagas presenciais com certificado (com preferência a graduandos e pós-graduandos de Letras e Ciências Humanas da USP e da Unifesp)
Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/lac

Sobre as professoras

Claudia Pino é professora titular de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Tem estudado sempre a literatura pelas bordas, a partir de tudo aquilo que aparentemente não é (ainda) literatura. Seus trabalhos giram em torno da crítica, dos diários, dos manuscritos, dos textos inacabados, das preparações de aula, mas também das obras impossíveis, que ainda não foram escritas. Nos últimos anos, tem se dedicado aos manuscritos e à circulação da obra de Roland Barthes. Publicou os livros A ficção da escrita (2004), Escrever sobre escrever (2007) (com Roberto Zular), Roland Barthes: a aventura do romance (2015) e Apprendre et désapprendre. Les séminaires de Roland Barthes (1962-1977) (2022), além de vários artigos, números especiais de revistas e coletâneas.

Paloma Vidal é escritora, tradutora e professora de teoria literária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Letras e Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado na Université Paris 7-Diderot (2016), na Universidade Estadual de Campinas (2007-2009) e na Universidade de Brasília (2006-2007). Ë pesquisadora na área de Teoria Literária e Literatura Latino-americana, dedicando-se, entre outros, aos seguintes temas: narrativas de exílios, migrações e viagens; escritas do eu e performance; diários, cadernos e outras formas de anotação; questões de tradução e do viver entre línguas.

Curso gratuito da USP discute crítica literária francesa e latino-americana