• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Curso gratuito aborda a relatividade de Einstein – inscrições prorrogadas!

Curso gratuito aborda a relatividade de Einstein – inscrições prorrogadas!

Centro Universitário Maria Antonia - 28/03/2022

Participantes são convidados a discutir a fórmula E=mc2 e suas implicações para o mundo material  

 

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza a partir de 3 de maio o curso  gratuito  E=mc2… é a energia que pesa!. Ministrado pela professora Fabiana Kneubil, é dividido em quatro encontros, sempre às terças-feiras, das 14 às 16 horas.

O curso se propõe a aprofundar os conceitos da teoria da relatividade e mostrar a transição e ressignificação do pensamento físico da mecânica clássica para a relatividade de Einstein, enfatizando as diferenças entre as visões de mundo acerca da matéria e da energia. Segundo Fabiana, “discutiremos o significado da fórmula mais famosa da física, a equivalência massa-energia E=mc2, e suas implicações para o mundo material”.

A participação nos encontros é gratuita e será feita de modo presencial, com 40 vagas, sujeitas à seleção da ministrante, com prioridade aos professores da rede pública (física, química, matemática e ciências da natureza). Os selecionados receberão email de confirmação até o dia 28 de abril. Haverá ainda a oferta de 100 vagas online aos inscritos que escolherem essa modalidade do curso, e aos primeiros a acessarem o link das aulas que será enviado posteriormente..

As inscrições ocorrem do dia 28 de março a 22 de abril no sistema Apolo pelo link https://url.gratis/wbpkEm e, ao mesmo tempo, os interessados devem preencher o formulário https://url.gratis/ejhbQO. O link de cada encontro será enviado aos inscritos.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

 

Programação

 3 de maio

Ideias por trás da relatividade de Einstein, o mundo material e os sistemas ligados

 

10 de maio

Reações exotérmicas e a lei de Lavoisier

 

17 de maio

O peso da energia e as três energias do mundo

A luz, fótons e a Relatividade Geral

 

24 de maio

A física de partículas e os quarks

A massa: ressignificação, rupturas e a nova arquitetura do universo

 

Sobre a professora

Fabiana B. Kneubil tem graduação em Física, mestrado e doutorado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. É professora há 20 anos, tem experiência em educação nos diferentes níveis, desde o ensino médio até o superior e trabalha com formação de professores e cursos de extensão. Foi professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente é diretora do Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC), realizando cursos, palestras de divulgação científica e pesquisas na área de epistemologia, produzindo textos e materiais com novas abordagens de conteúdo de Física. Foi também colaboradora da Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp), ministrando vídeo aulas para o curso de Eletromagnetismo Avançado e da Faculdade de Educação do SESI. Também ministrou o curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza por Área de Conhecimento (pós-graduação lato sensu). 

 

Serviço

Curso: E=mc2… é a energia que pesa!

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Quando | De 3 a 25 de maio de 2022, terças-feiras, das 14 às 16 horas

Quanto | Grátis

Vagas | 40 vagas presenciais com certificado  / 100 vagas online sem certificado (sujeitas à seleção. Prioridade aos professores da rede pública do ensino fundamental e médio)

Inscrições | Preencher o formulário https://url.gratis/ejhbQO e se inscrever no link https://url.gratis/wbpkEm

Curso gratuito aborda a relatividade de Einstein e sua fórmula mais famosa
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.