Inscrições abertas para curso de difusão sobre extroversão do patrimônio cultural

Centro de Preservação Cultural - 09/03/2023

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de março no Sistema Apolo de Cultura e Extensão

Os processos de patrimonialização dos bens culturais costumam ser divididos em três instâncias que caracterizam um tripé de ação patrimonial: pesquisa, preservação e comunicação. Se a pesquisa/identificação e a preservação de bens culturais são amplamente conhecidas, estudadas e praticadas, a comunicação, contudo, permanece ainda carente de maior atenção por parte de profissionais, instituições e ações de patrimonialização. Há, até mesmo, certa dificuldade em se definir se seriam ações de difusão, valorização ou de comunicação.

O curso de difusão Introdução à extroversão do patrimônio cultural, que o Centro de Preservação Cultural da USP realizará em abril, vai abordar panoramicamente os problemas relacionados a esta terceira instância do patrimônio cultural, um campo que tem testemunhado avanços relevantes nas práticas patrimoniais recentes, levando-se em conta a multiplicação de experiências e atividades como o turismo social, as jornadas do patrimônio, a presença da pauta patrimonial em redes sociais, entre outros fenômenos semelhantes.

O público-alvo são profissionais, pesquisadores e ativistas do campo patrimonial, bem como interessados em ações com bens culturais de uma forma geral.

Além da discussão conceitual, o conteúdo vai analisar ações como organização de exposições, realização de roteiros e itinerários, publicações, redes sociais e educação patrimonial.

O programa do curso pode ser acessado no site do CPC-USP. A participação será de forma presencial, na Casa de Dona Yayá, sede do CPC-USP.

Curso de Difusão Introdução à extroversão do patrimônio cultural
Atividade presencial com 30 vagas disponíveis
Ministrante | Gabriel Fernandes (USP) com participação de Simone Scifoni (USP)
Quando | de 5 a 26 de abril de 2023