Dia Mundial do Meio ambiente tem programação especial no Parque CienTec

Parque de Ciência e Tecnologia - 02/06/2022
Atividades serão realizadas em diversos espaços do Parque, com atrações para todas as idades e buscando apresentar os temas de forma lúdica e interativa

Neste domingo, 5 de junho, ocorre a 50ª edição do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema Uma Só Terra, cujo foco é a vida sustentável em harmonia com a natureza.

O Parque CienTec USP comemora e reflete sobre essa temática com muitas atividades divertidas, educativas e que aproximam a população da natureza. O evento acontece das 8h às 15h, em uma privilegiada área verde da cidade de São Paulo.

O espaço está dentro dentro de uma unidade de conservação de Mata Atlântica, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, localizado em área urbana da maior metrópole do país. Abriga as fontes do Riacho do Ipiranga, cercadas por vegetação incomum e animais emblemáticos da região, como os macacos bugios.

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, e o endereço é Avenida Miguel Stéfano, 4200, Água Funda – São Paulo.

Confira a programação:

“Tem Abelha No Meu Jardim”

Para apresentar as abelhas nativas ao público, a equipe do Projeto “Tem Abelha No Meu Jardim” promove palestra, visita a ninhos naturais e meliponário, trilha na mata e observação de abelhas em microscópios e lupas, das 8h às 13h.

Planetário

Com a proposta de superar a visão centrada no ser humano, percebendo como somos pequeninos perante a imensidão do cosmos, educadores do Parque CienTec promoverão três sessões especiais do Planetário, às 12h, 13h e 14h.

Vista à Alameda do Sistema Solar

Aliando conhecimento sobre o cosmo, diversão e contato com a natureza, o passeio com a equipe de mediadores e vai permitir que os participantes descubram as curiosidades deste museu a céu aberto, apreciando as esculturas expostas no jardim. Serão realizadas saídas contínuas de grupos, das 12h até as 14h30.

Vivência “Plantas, Energia e Arte”

As crianças de todas as idades vão se divertir e aprender sobre as plantas com jogo de adivinhação, conversa sobre a cana-de-açúcar e seu papel na cultura e na obtenção de energia, bem como reflexão sobre nutrição e os tipos de açúcar. Todos os visitantes podem se tornar artistas, fazendo desenhos e colagens com elementos da natureza, como pinhas, folhas e flores caídas. A atividade é contínua, das 12h às 15h.

O evento é realizado em parceria com o projeto “Tem Abelha No Meu Jardim”, com o 72º Congresso Nacional de Botânica e com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol.

Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque CienTec