• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Encontro destaca preocupação com organização de informação em museus de arte

Encontro destaca preocupação com organização de informação em museus de arte

Centro de Preservação Cultural - 27/11/2019

A organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros é tema da série Conversa com Pesquisadores de dezembro 

Nos bastidores de um museu são realizadas várias ações para inventariar e preservar o acervo salvaguardado pela instituição. A história dos processos de organização informacional das coleções do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP é o tema do encontro que acontece dia 4 de dezembro, às 19 horas, no Centro de Preservação Cutural (CPC) da USP. Camila Aparecida da Silva, doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP é a palestrante convidada.

A convidada, que é bacharel em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP) da USP  e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, também pela USP,  dedica sua pesquisa a documentação em acervos museológicos de arte.

Neste encontro, a pesquisadora vai falar sobre o estágios da documentação do acervo do MAC,  desde o uso de fichas catalográficas até às atualizações da informatização, passando pela produção de catálogos gerais impressos e on-line e pelos projetos de revisão catalográfica.

Segundo Camila, “o MAC, assim como outros museus de arte do Brasil, esteve por muito tempo afastado dos debates internacionais sobre gerenciamento de coleções museológicas e recomendações para a descrição de objetos, o que implicou na fragilidade dos procedimentos de tratamento, recuperação e acesso da informação sobre as obras”.

Em sua pesquisa de doutorado, a museóloga traça um panorama dos museus de arte existentes no Brasil, seus bens culturais e instrumentos de registros, discutindo as recomendações para gestão e descrição de objetos museológicos propostas pelas instituições e associações internacionais CIDOC ICOM, Collections Trust e Getty Research Institute.

O  encontro fecha a programação da série Conversas com pesquisadores em 2019. A atividade promovida pelo Centro de Preservação Cutural da USP  busca promover a divulgação da pesquisa e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em um espaço informal de troca de conhecimento e de debate.

Os encontros, que  complementam à exposição Museus e acervos da USP, em cartaz na Casa de Dona Yayá, tiveram o Ciclo Museus como tema central no segundo semestre.  Já a mostra gratuita apresenta os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da USP que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura desenvolvidos na universidade.

 

Conversa com Pesquisadores

Camila Aparecida da Silva: a organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros

Data
4 de dezembro de 2019

Horário
das 19h às 21h

Local
Centro de Preservação Cultura da USP/Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista

Público
Aberto aos interessados em ciência da informação, patrimônio cultural e museus, bem como ao público em geral.

Atividade gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia.

 

Acervo MAC-USP. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Encontro destaca preocupação com organização de informação em museus de arte
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.