• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Espetáculo Labirinthos estreia no TUSP

Espetáculo Labirinthos estreia no TUSP

Teatro da Universidade de São Paulo - 08/11/2022

Fragmentos das Kretes e Theseus, obras perdidas de Eurípedes, ganham montagem da Cia Teatral Energós com apresentações gratuitas e a preços populares, além de um ciclo de palestras abertas ao público em geral.

 

Entre 18 de novembro e 18 de dezembro, o Teatro da USP (TUSP) recebe o espetáculo Labirinthos, novo espetáculo da Cia Teatral Energós, que aborda o mito do Minotauro e conta com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. Criada a partir de fragmentos de duas obras perdidas – Kretes e Theseus – do grego Eurípides, a dramaturgia trata de temas presentes no mito relacionando-os com a contemporaneidade. A temporada é de quinta a sábado, às 21 horas, e domingos às 19 horas.

Estes fragmentos foram traduzidos pela primeira vez para o português pelo diretor da Cia Teatral Energós, Leonardo Antunes, e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.  O espetáculo é composto por uma série de quadros narrativos que contam a história do Minotauro, e toma o papel do coro como protagonista da ação. Ora testemunha, ora atravessado pela tragédia, o coro guia o espetáculo e, a partir dele, os integrantes se destacam a fim de dar voz às várias personagens do mito. 

A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por meio de texturas vocais múltiplas da fala e do canto, tanto pelo texto em português quanto pelas canções e versos em grego arcaico e moderno. Toda a música do espetáculo é realizada ao vivo pelos atores, que tocam instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérico), uma orquestra de aquários e violino.

 

Sinopse

Ao disputar o trono de Creta, Minos pede a Poseidon, deus dos mares, que envie um sinal de confirmação ao povo: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. O deus atende ao pedido e faz surgir um touro branco do oceano, diante do povo cretense. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício necessário. 

Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro – criatura com cabeça de touro e corpo de homem – que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.

É dentro da construção que a criatura trava seu derradeiro embate com Teseu, jovem ateniense que é ajudado por Ariadne, filha do rei cretense. Um mito em que as personagens são movidas por seus desejos e suas sombras. Uma narrativa sobre a passagem do poder – da Velha para Nova Ordem.

 

Ficha técnica: Direção e Iluminação: Leonardo Antunes / Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza / Direção Musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes / Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon / Figurinos: Miko Hashimoto / Atores: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Pedro Ferreira / Preparação Corporal: Leonardo Antunes / Preparação Vocal: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes / Treinamento Musical (aquários): Giovana Barros e Pax Bittar / Orquestra de Objetos Desinventados / Treinamento Musical (percussão – adufe): Valéria Zeidan / Treinamento Corporal (danças brasileiras): Vera Athayde / Treinamento Corporal (kempô e contato-improvisação): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana / Cenotécnico: Lucas Barros / Adereços: Fernando Fedora / Maquiagem: Claudinei Hidalgo / Assistência de Iluminação: Guilherme Soares / Fotos: Júlia Gama, João Maria e Bruna Massarelli / Programação Visual: Cláudio Novaes / Design Gráfico: Elaine Alves / Aprendiz: Lucas Mezz

 

Palestras

Paralelamente à temporada de Labirinthos, haverá ainda um ciclo de palestras gratuitas sempre às quarta-feiras, às 20 horas, para aproximar o público do universo mítico e trágico. Confira a programação:

 

Quarta-feira, 23 de novembro, às 20 horas

A Sombra e o Mito, com Malena Contrera (Instituto do Imaginário)

 

Quarta-feira, 30 de novembro, às 20 horas

O Papel da Música na Tragédia, com Marcus Motta da Universidade de Brasília (UnB)

 

Quarta-feira, 7 de dezembro, às 20 horas

Origens do Teatro Ateniense, com Mary Lafer da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

 

Foto: Bruna Massarelli

 

Serviço

 

Labirinthos, com a Cia Teatral Energós, de 18 de novembro a 18 de dezembro, quinta a sábado, às 21 horas, domingos às 19 horas

 

Palestra A Sombra e o Mito, com Malena Contrera (Instituto do Imaginário) – 23 de novembro às 20 horas

 

Palestra O Papel da Música na Tragédia, com Marcus Motta (UnB) – 30 de novembro às 20 horas

 

Palestra Origens do Teatro Ateniense, com Mary Lafer (USP) – 7 de dezembro às 20 horas

 

Onde Teatro da USP 

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 18 de novembro a 18 de dezembro | quinta a sábado, às 21 horas, domingos às 19 horas

Classificação | 14 anos

Quanto | 

Gratuito às quintas-feiras (retirada de ingressos apenas na bilheteria, 1h antes do espetáculo) / Sextas, sábados e domingos a preço popular R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)  – Ingressos em https://www.sympla.com.br/produtor/ciaenergos

Duração  | 100 minutos

Capacidade | 94 lugares

Informações | (11) 3123-5222

 

Sobre a Cia Teatral Energós

Dedica-se ao trágico e ao mítico na cena, por meio da investigação das potencialidades do coro, junto a um intenso treinamento corporal-vocal que visa ampliar a presença cênica do ator. Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes conheceram-se em 2008 quando trabalharam juntos na Cia Teatro Balagan. Ambos foram atores-pesquisadores de Prometheus – A Tragédia do Fogo, espetáculo a partir do mito de Prometeu que estreou em 2011, fez várias temporadas em São Paulo e percorreu diversos estados brasileiros. Por este espetáculo, Jean Pierre Kaletrianos foi indicado ao prêmio Shell de teatro na categoria especial pela preparação vocal. Em 2016, Leonardo Antunes, motivado pela pesquisa do trágico, fez uma residência artística no Attis Theater (Atenas, Grécia), companhia do diretor Theodoros Terzopoulos. Desde então, a dupla de artistas desenvolve sua pesquisa a partir dos fragmentos de tragédias de Eurípides, e em 2019 ofereceram dois cursos sobre o tema: um na Oficina Cultural Oswald de Andrade e outro na SP Escola de Teatro. A partir dos encontros, formou-se a Cia Teatral Energós. Em janeiro de 2020, é convidada a compor o Núcleo de Teatro da Areté – Centro de Estudos Helênicos, que passa a ser sede da companhia. Durante o período da pandemia da Covid-19, manteve os ensaios de modo virtual e criou Cretenses, espetáculo que mescla cenas gravadas e editadas com intervenções ao vivo dos atores. 

Espetáculo Labirinthos estreia no TUSP
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.