Exposição Museus e Acervos da USP tem nova montagem na Casa de Dona Yayá

Centro de Preservação Cultural - 10/05/2019

A exposição “Museus e Acervos da USP”, que recentemente ocupou o saguão do prédio da Reitoria da USP é remontada na Casa de Dona Yayá

2019 expomuseus 02

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP abre a partir de 15 de maio a exposição Museus e Acervos da USP. A mostra retrata por meio de painéis fotográficos a diversidade das coleções pertencentes aos museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade que promovem a pesquisa, a prática de ensino e a extensão universitária. A realização é do CPC em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e apoio da Superintendência de Comunicação Social.

A inciativa tem como propósito atingir um público mais amplo, além da comunidade acadêmica, apresentando à sociedade um complexo universo de variadas fontes de informação, conhecimento, afeto e apreciação estética. Coincidindo com o evento 17ª Semana de Museus, promovido pelo Ibram, a exposição poderá ser visitada em horário especial nos dias 18, sábado, e 19 de maio, domingo, das 9h às 17h.

Mesa-redonda

Integrando a cerimônia de abertura da exposição, o CPC promove uma mesa-redonda que terá como tema Acervos e Museus Universitários: relevância, desafios e diálogos. Além das professoras Martha Marandino (FE-USP) e Simone Scifoni (FFCHL-USP), respectivamente diretora e  vice-diretora do CPC, estarão presentes as convidadas Claudia Carvalho, diretora da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Adriana Mortara, diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan. A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Segundo a profa. Martha Marandio, a proposta deste debate é  “discutir  o papel, a importância e os desafios dos acervos e museus universitários, questão que se torna ainda mais relevante diante dos ataques recentes que as universidades públicas vêm sofrendo no Brasil e dos anúncios de corte de verba para financiamento de pesquisa. A discussão reforça a  importância das universidades na sua dimensão de pesquisa e de extensão e cultura, somada a outras iniciativas, como a retomada da Semana de Museus da USP”.

Patrimônio universitário

Os acervos espalhados pelos campi, unidades e órgãos são muitos e variados. Vão desde coleções artísticas a acervos didáticos de ciências naturais, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais reunidos em pesquisas nos mais variados campos do saber, arquivos administrativos que documentam a trajetória da universidade a preciosos acervos arqueológicos.

São milhões de objetos, obras de arte, documentos de arquivo, materiais de apoio didático, entre vários suportes e formatos. Os acervos atendem tanto pesquisadores da USP e de outras instituições, quanto o  público em geral. Também são formadores da memória e da identidade da vida universitária.

Muitos desses acervos foram construídos em função das atividades de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da USP, outros têm existência anterior a própria Universidade, tendo sido sendo incorporados pela sua inestimável contribuição à construção do conhecimento.

A exposição “Museus e Acervos da USP”, assim como a publicação do  Guia de museus e acervos e do Guia dos bens tombados ou em processo de tombamento da Universidade de São Paulo, integram as ações do CPC-USP voltadas para o levantamento, difusão e reflexão sobre a salvaguarda dos bens culturais da Universidade.

O trabalho de inventariação desse patrimônio teve início pelo CPC em 1999, à época Comissão de Preservação Cultural, com o desenvolvimento do projeto Diagnóstico de potencialidades museológicas da USP, desenvolvido pela professora Maria Cristina Bruno. Os guias podem ser consultados no site do CPC (https://bit.ly/309kTxd).

EXPOSIÇÃO  Museus e Acervos da USP

conviteinstagram corrigido
Aberturta: 15 de maio, às 18h30
Visitação: 18 e 19 de maio, das 9h às 17h.
Período: 15 de maio de 2019 a 21 de fevereiro de 2020
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h