Assista agora! Acesse: III Seminário do Núcleo dos Direitos da USP

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 27/11/2015

UNIVERSIDADE RESPONSÁVEL: PERSPECTIVA ACADÊMICA

Entrada Gratuita

Marcando o terceiro ano de atividades do Núcleo dos Direitos da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, o III Seminário do Núcleo dos Direitos – Universidade Responsável: Perspectiva Acadêmica tem como objetivo principal aprofundar a discussão sobre o papel da educação e da universidade na construção da cidadania, reconhecendo que a USP é agente de responsabilidade incontornável neste processo e que a questão dos direitos humanos deve se fazer presente de maneira transversal em todas as suas ações. Em um cenário de profunda crise econômica e institucional, torna-se fundamental para a maior universidade pública da América Latina refletir sobre sua responsabilidade, apresentando-se como espaço democrático de construção da cidadania e de defesa e promoção dos direitos fundamentais. É preciso discutir a mudança de paradigmas comportamentais e de ensino que possibilitem o estabelecimento de uma universidade efetivamente voltada para a formação de cidadãos e sujeitos de direito.

De caráter científico e acadêmico, o evento se propõe a apresentar pesquisas e reflexões aprofundadas sobre a situação dos direitos fundamentais no âmbito da Universidade e sobre o papel desta na promoção de uma efetiva cultura dos direitos e da cidadania. Concentrada em um único dia, a programação contempla dois painéis com pesquisadores e docentes, que expõem suas considerações e suas experiências em relação à transversalidade da diversidade e dos direitos fundamentais nos programas de ensino da USP e sobre a função das atividades de cultura e extensão na defesa e promoção destes direitos. São assuntos abrangentes, que apresentam desafios crônicos e exigem, além de reflexão, ações coordenadas da gestão em parceria com a sociedade civil organizada.

A partir dessas considerações apresentadas nas mesas de debate, as quais serão, ao final do evento, sintetizadas em uma manifestação de encerramento apresentada pelos coordenadores dos programas que compõem o Núcleo dos Direitos, espera-se que o Seminário constitua um ponto de partida para a concretização de novas políticas da Universidade que a permitam se afirmar como uma instituição efetivamente cidadã, responsável e participativa na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e tolerante.

NÚCLEO DOS DIREITOS

O Núcleo dos Direitos foi criado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP em agosto de 2012. Congrega diferentes programas de extensão da Universidade, que têm como horizonte comum a perspectiva dos direitos fundamentais. Sua finalidade é estimular e apoiar ações da comunidade universitária que promovam a construção de uma sociedade justa, livre e democrática.

Fazem parte do Núcleo dos Direitos os programas Aproxima-Ação, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Universidade Aberta à Terceira Idade, USP Abraça a Escola, USP Diversidade e USP Legal.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado em geral.
Para participar, basta preencher o formulário disponível na página Inscrições.

nucleodosdireitos@usp.br | (11) 2648-0862
CAS – Centro de Atendimento ao Surdo: (11) 3091-4370

UNIVERSIDADE RESPONSÁVEL: PERSPECTIVA ACADÊMICA

• Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/CCE)