• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Com programação especial, Coral da USP está com inscrições abertas para novos cantores em 2023

Com programação especial, Coral da USP está com inscrições abertas para novos cantores em 2023

Comunicação - PRCEU - 24/01/2023

Gratuitas, as inscrições para os grupos do Coralusp seguem até 31 de março. Há vagas para pessoas com e sem experiência em diferentes bairros de São Paulo.

Por Elcio Silva
Foto de Capa – Grupo Andante – regente Tiago Pinheiro – Divulgação Coralusp
24/01/2022 – 16h55

 

O Coral da USP (Coralusp) abre as inscrições para novos coralistas no 1º semestre de 2023. As inscrições são gratuitas e destinadas a todos os interessados em participar de atividades musicais e desenvolver-se como cantor. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.coralusp.prceu.usp.br.

As atividades são ações de extensão universitária, abertas a toda a população mesmo sem vínculo com a USP. Para a maior parte dos grupos não é necessária experiência musical, sendo o único pré-requisito ser maior de 18 anos. Após o envio da ficha de inscrição, os interessados devem agendar um teste vocal  com o regente do grupo escolhido.

DSC04563 scaled e1674588463666

Márcia Hentschel, diretora do Coralusp. Foto Divulgação Coralusp.

Para Márcia Hentschel, diretora e regente do Coralusp, 2023 será um ano de casa cheia para o canto coral. “2022 foi a nossa retomada, um novo normal com alguns momentos ainda de máscara. Em 2023 nós vamos ter novamente a casa cheia porque o canto coral é feito de aglomeração, é feito do canto em conjunto, não existe outro jeito.”

A diretora afirma ainda que buscam ampliar ainda mais o quadro de cantores. “Nós vamos fazer de tudo para trazer mais gente de fora e também da própria USP, é importante focar mais nos alunos, professores e funcionários da USP, sem perder a parte do público externo, sem perder a extensão que é o que a gente trabalha muito bem”, completa.

O Coralusp atua com sete regentes, cinco orientadores de técnica vocal, um pianista e equipe administrativa e de produção. 

Fundado em 1967 pelo maestro Benito Juarez e pelo então diretor do Grêmio Politécnico José Luiz Visconti, o Coral Universidade de São Paulo é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária composto por 13 grupos e 2 oficinas que reúnem aproximadamente 550 cantores.

Grupo Feminino - Festival Coralusp 2022 - Regente Paula Christina Monteiro - Foto Divulgacao Coralusp

Grupo Feminino – Festival Coralusp 2022 – Regente Paula Christina Monteiro. No mês das mulheres apresentação especial terá regência de Márcia Hentschel e composições de professoras do Coralusp. Foto Divulgação Coralusp

Para 2023 os cantores e o público podem esperar muitas novidades nas apresentações gratuitas do Coralusp. Em março está sendo preparado um repertório especial para o mês das mulheres com canções autorais de três professoras do Coralusp (Selma Boragian, Sílvia Cueva e Beth Amin) com o coro feminino, sob a regência de Hentschel.

Um pouco das matrizes brasileiras pode ser encontrada nas apresentações do grupo Andante, regido por Tiago Pinheiro, que traz o repertório “Sangue Mestiço” com uma mistura das matrizes africanas, europeias e indígenas.

Para quem gosta de músicas contemporâneas os grupos “Yayá” e “Lapa”, sob a batuta de Mauro Aulicino, trazem um recorte de compositores atuais de São Paulo em uma junção de canto coral com Rap, Funk e outros gêneros, além de um envolvimento forte com a realidade das periferias.

Grupos XI de Agosto e 12 em Ponto - Regencia Eduardo Fernandes - Foto Divulgacao Coralusp

Grupos XI de Agosto e 12 em Ponto – Festival Coralusp 2022 – Regência Eduardo Fernandes – Foto Divulgação Coralusp.

Os grupos “11 de Agosto” e “12 em ponto” inovam ao misturar o canto com artes cênicas. O primeiro traz o programa “Miltons de Elis” com músicas de Milton Nascimento e Elis Regina. Já o segundo, com “6 x 80” traz músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento e Paulinho da Viola, artistas que já tinham completado 80 anos em 2022. Tudo isso com direção teatral para que possam se apresentar cenicamente.

Eduardo Fernandes - diretor artistico e regente do Coralusp - Foto Divulgação Coralusp

Eduardo Fernandes – diretor artístico e regente do Coralusp – Foto Divulgação Coralusp

Quem contou essas novidades para 2023 foi Eduardo Fernandes, diretor artístico e regente dos grupos “11 de agosto” e “12 em ponto”, que destaca ainda que o Coralusp pode ser uma espécie de escola informal de música. “Uma coisa legal de se falar é que as pessoas quando entram no coral, além de poderem cantar, se apresentar, também têm a possibilidade de aprender música. O coral oferece aulas de percepção, teoria, história da música, técnica vocal, então muitas vezes o coral acaba funcionando como uma escola de música informal”.

Participando dos coros todos os cantores aprovados podem frequentar as aulas  citadas por Fernandes. Ainda como novidades estão previstas apresentações em conjunto com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), o Festival Coralusp, um laboratório para aprendizagem dos cantores e aulas com uma professora estadunidense sobre canto afro-americano.

Grupo Zimana - Festival Coralusp 2022 - Regência Alberto Cunha - Foto Divulgação Coralusp.

Grupo Zimana – Festival Coralusp 2022 – Regência Alberto Cunha – Foto Divulgação Coralusp.

Os grupos possuem repertórios distintos e ensaiam em diferentes bairros da cidade: Butantã (Cidade Universitária), Centro (Faculdade de Direito do Largo São Francisco), Bela Vista (Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá – CPC-USP) e na Lapa (Biblioteca Mário Schenberg).

Rock, música popular brasileira, black music, música erudita, jazz e soul são alguns dos gêneros musicais que compõem o repertório dos grupos. Os interessados podem verificar o repertório de cada coro acessando o link e.usp.br/56r antes de realizar a inscrição.

Com cinco premiações APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte –, o CoralUSP apresenta-se para públicos variados no país e no exterior e já esteve presente na Europa, África, EUA e Argentina.

Serviço

Inscrições para novos membros do Coralusp – 1º semestre/2023

Quando | Até 31 de março de 2023 – Vagas limitadas

Como | Os interessados devem acessar o site www.coralusp.prceu.usp.br e preencher a ficha de inscrição.

Após preenchida, os candidatos deverão realizar o agendamento do teste vocal pelos telefones (11) 3091-3930 ou (11) 2648- 0815, das 9h às 16h, com Cida ou Lindraci.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail coralusp@usp.br ou pelos telefones acima.

Com programação especial, Coral da USP está com inscrições abertas para novos cantores em 2023
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.