MariAntonia abre inscrições gratuitas para o Ateliê da Palavra

Centro Universitário Maria Antonia - 08/07/2022

O Centro MariAntonia da USP promove o Ateliê da Palavra com inscrições gratuitas. Ministrado por Maurício Ayer, o interessado pode se inscrever entre 11 e 29 de julho. A oficina acontece às segundas e quartas-feiras, nos dias 1º, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de agosto, das 9 às 12 horas.

A oficina, com 15 vagas, pretende promover passeios em espaços públicos e coletivos do entorno do Centro MariAntonia. A proposta é apresentar um conjunto de possibilidades ao grupo de participantes e decidir juntos os percursos que interessam “ativar”. Estabelecer rede com coletivos da região central de São Paulo é uma intenção a ser mobilizada.

Para se inscrever, preencha o formulário em https://forms.gle/qCggH7bRohadm8pD9.

Ateliê da Palavra
Projeto de incentivo à leitura por meio de práticas de leitura e escrita criativa de textos poéticos. Seu modo de acontecer é por meio de oficinas presenciais em grupo, envolvendo a investigação poética de espaços, processos, sensações e memórias, além de diversas formas de sensibilização e de tomada de consciência da própria presença sensível através das palavras. Ao longo dos encontros, vivenciamos uma pluralidade de maneiras de encontrar o Outrx e o que é do Outrx (leituras de poemas, escuta dxs outrxs, percursos sensíveis em espaços (sobretudo públicos), etc.) e de apropriação/devoração por meio da palavra (escolha, coleta, escrita, (auto)investigação etc.). A produção de textos acontece ao longo do processo, e é recolhida ao final, eventualmente – e desejavelmente – em uma publicação artesanal (tipo “zine”).

Quem é Maurício Ayer
Professor, escritor, tradutor e músico. Lecionou Literatura Francesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), na graduação e pós-graduação, como professor substituto (2018-2021). Fez doutorado (2006) e pós-doutorado (2016) na FFLCH e especialização na Universidade de Paris 8 (França, 2005). Em 2020, coordenou e ministrou as oficinas do Ateliê da Palavra, como parte do projeto Rota da Cultura. Autor dos livros A Cidade além das margens (2018), Olhares sobre Marguerite Duras (2014, coorganizador, com Cristina Kuntz) e Música nas Montanhas (2009), as peças de teatro Máscara Preta (2002) e Treinamentos de Selênio (2004), além de diversos artigos acadêmicos e escritos na imprensa. Desde o doutorado, desenvolve pesquisas sobre cruzamentos entre as artes, em especial entre literatura, música, teatro e cinema, a partir do conceito do “livro como partitura”.

Serviço:
Ateliê da Palavra, com Maurício Ayer
15 vagas – oficina presencial
Inscrições – https://forms.gle/qCggH7bRohadm8pD9
Quando: 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de agosto das 9 às 12 horas
Local – Edifício Rui Barbosa

MariAntonia abre inscrições gratuitas para o Ateliê da Palavra
  • Classificação: Livre
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.