Maria Antonia da USP inaugura programa Politizar as tecnologias

Centro Universitário Maria Antonia - 29/11/2018

Série de encontros gratuitos discute tecnologias, política e o uso social  da informação

Por Sandra Lima | Projeto Gráfico Thaís do N. Pedro

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta, no dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 18h30, o programa Politizar as tecnologias. O ciclo trará diferentes convidados para debater o papel da informação e do conhecimento e traz questões sobre o desenvolvimento capitalista, a informatização da sociedade, a conexão em rede e como esses temas podem ser usados para ações democráticas ou de controle e vigilância. Após o evento de estreia, em 12 de dezembro, os encontros terão continuidade ao longo de 2019.

Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), será o palestrante do evento inaugural. Ele é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), do Comitê Gestor da Internet no Brasil e autor de diversos livros sobre o tema.

Segundo a diretora do Maria Antonia, Lucia Maciel Barbosa de Oliveria, no que se refere ao futuro da internet, “a disputa se dá em sua defesa como um recurso aberto, confiável e global e na sua apropriação crescente por ações de controle e vigilância”.

Aberto ao público, o evento gratuito tem o objetivo de explicar a dimensão política das tecnologias na atualidade. No encontro, haverá a exibição do documentário Freenet (2016, 86´), dirigido por Pedro Ekman, seguido de intervenção de Silveira e debate. Para participar, não é necessário efetuar inscrição.

Sobre o documentário: Freenet (2016, 86`)

É um documentário colaborativo sobre o futuro da liberdade na internet. Seu principal objetivo é utilizar a troca de conteúdo audiovisual para trazer o debate das esferas acadêmica e governamental para a linha de frente das comunidades online, e assim, promover conscientização e mobilização dos maiores interessados: nós, os usuários de Internet.

Sobre o palestrante

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Autor dos livros: Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros.

Programa Politizar as tecnologias

Com exibição do documentário Freenet

Onde | Centro Universitário Maria Antonia – Sala Carlos Reichenbach

Rua Maria Antonia, 258 e 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)