• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
“Mergulho e mar” são temas de evento no Parque CienTec da USP

“Mergulho e mar” são temas de evento no Parque CienTec da USP

Parque de Ciência e Tecnologia - 19/11/2019

Encontros gratuitos apresentam ao público com linguagem informal e acessível curiosidades e informações científicas sobre os oceanos e a biologia marinha

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) apresenta, em novembro e dezembro, o ciclo Mergulho e Mar, que trará especialistas com diferentes experiências relacionadas ao ecossistema marinho, como fotografia, mergulho e ativismo, para conversar com o público e apresentar esse universo com linguagem simples e acessível, livre para todas as idades. 

Para o diretor do CienTec e idealizador do evento, Flavio Berchez, o objetivo é popularizar o conhecimento sobre o tema entre o público leigo: “Uma das propostas do nosso parque é oferecer aos visitantes a informação científica de forma prática, de modo que o assunto se torne interessante e curioso. Assim, essas pessoas também passam a se preocupar mais com o meio ambiente onde estão inseridos”, afirma Berchez, que também é docente do Instituto de Biociências da USP. 

Serão quatro encontros, todos gratuitos, sempre aos sábados às 15h. A capacidade é de 100 vagas e para participar não é necessário efetuar inscrição prévia. Os participantes também podem aproveitar para visitar as demais atrações do local, como trilhas, planetário e exposições interativas de física e matemática, entre outros. O CienTec fica localizado na avenida Miguel Stefano, 4200, em frente ao Zoológico de São Paulo. O estacionamento também é gratuito para os visitantes.

Confira abaixo a programação:

Quando uma artista vira ativista

23/11 – 15h.
Convidada: Bárbara Veiga

A fotógrafa, escritora e documentarista Barbara Veiga falará sobre sua trajetória profissional e ativismo ao redor do mundo atravessando os oceanos, em defesa do meio ambiente, com bate-papo, apresentação de seu livro e sessão de autógrafos.

Mergulho e conservação marinha no Brasil: uma parceria de sucesso

30/11 – 15h
Convidada: Marly Costa Simões

Marly Simões é bióloga e primeira instrutora de mergulho formada no Brasil. Com sua experiência,  falará sobre os primórdios da atividade de mergulho no Brasil, sua evolução e importância na tomada de consciência sobre os ecossistemas marinhos e sua fragilidade.

Quarenta anos de fotos subaquáticas: as transformações do ambiente marinho

07/12 – 15h
Convidados: Ricardo José Coelho Mantovanini e Paula Espinosa Mantovanini

Ricardo e Paula Mantovanini  estão entre os primeiros fotógrafos subaquáticos do Brasil. Eles apresentarão sua coleção de fotos, reunidas ao longo de 40 anos, e discutindo as transformações do ambiente marinho em função dos impactos sofridos nesse período.

Ecossistemas Marinhos Brasileiros e o impacto do desastre de óleo

14/12 – 15h
Convidado: Flávio Berchez

O ecólogo marinho e professor da USP Flávio Berchez mostrará os ecossistemas marinhos brasileiros e suas características, entre eles os imensos e praticamente desconhecidos Bancos de Rodolitos, mostrando sua importância para o ecossistema marinho. Além disso, serão discutidos os possíveis impactos do recente derramamento de petróleo da costa brasileira.

Serviço:

Ciclo de encontros “Mergulho e Mar”
Onde | Parque CienTec da USP – Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda
Quanto | Grátis
Inscrições | não é necessário efetuar inscrições prévias
Recomendação etária | livre
Quando | 23/11 a 14/12 – Sábados – 15h
Mais informações | (11) 5077 6312 ou parquecientec@usp.br 

Conheça o Parque CienTec:

“Mergulho e mar” são temas de evento no Parque CienTec da USP
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.