Micareta sustentável diverte e alerta para o uso racional da energia em evento gratuito da USP

Comunicação - PRCEU - 16/03/2023

Atividade aberta a todos os interessados reúne música, diversão e cultura e estimula a conscientização para a sustentabilidade e a prática esportiva

O campus da USP no Butantã recebe, no dia 15 de abril, sábado, um evento gratuito e aberto ao público que alia cultura brasileira, música e diversão à divulgação da sustentabilidade, em especial quanto ao uso de fontes de energia limpa e renovável. Sustenta Folia – A Micareta Sustentável da USP acontece das 10 às 14 horas na Praça do Relógio, um espaço central e simbólico da Universidade, com a participação do Coral Universidade de São Paulo (Coralusp), do duo Pedro & Filó e do DJ Gui Bike à frente do repertório musical.

A micareta, que é um carnaval fora de época, vai apresentar marchinhas tradicionais e outras surpresas musicais. A diferença é que não haverá nenhum tipo de energia poluente, como baterias ou geradores de combustão, alimentando os sistemas de luz e som. Toda a geração será feita por meio de bicicletas especialmente montadas que, ao serem pedaladas, alimentam a infraestrutura do evento. Entre elas, haverá bicicletas adaptadas para cadeirantes e para crianças, tornando o evento mais inclusivo e democrático. Dessa forma, ao longo das quatro horas de evento, os foliões poderão se divertir com músicas de carnaval enquanto se revezam pedalando e gerando energia limpa e sustentável.

Praca do Relogio 122 14 foto Cecilia Bastos 48 e1531513370438

Sustenta Folia – A Micareta Sustentável da USP será realizada na Praça do Relógio e contará com sistema de pulverização de água para refrescar o ambiente. Durante as quatro horas de evento, toda a estrutura será alimentada por energia limpa gerada a partir das pedaladas nas bicicletas.

A proposta tem foco nos aspectos da Agenda 2030 da ONU, em especial aqueles ligados à vida sustentável, à educação de qualidade, às energias renováveis, às comunidades sustentáveis e às alterações climáticas.

A realização do evento é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com participação do Coralusp e parceria da Pedal Sustentável, empresa de educação especializada no uso eficiente das fontes de energia.

Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP

Professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite, destaca que a ideia do evento é tripla: “em primeiro lugar, vamos celebrar a cultura brasileira, em segundo, estimular as pessoas a fazerem atividades físicas e por último incentivar o uso de fontes de energia renovável”. A professora lembra que “muitos deslocamentos podem ser feitos a pé, de bicicleta ou transporte público, o que contribui para a economia de tempo e energia e evita que o uso de automóvel polua o ambiente e provoque engarrafamentos”.

“Muito mais do que diversão, essa parceria traz para a cidade um evento de ciência, educação e inovação onde o público pode pedalar na Praça do Relógio da USP e curtir uma micareta com 100% de energia renovável”, celebra José Carlos Armelin, fundador da Pedal Sustentável e pesquisador de energias renováveis e eficiência energética.

Para refrescar o ambiente, um sistema de pulverização de água estará disponível, também alimentado por energia limpa.

Não é necessário fazer inscrição prévia e os participantes podem comparecer fantasiados e levar acessórios, como serpentinas e confetes. Em respeito às normas do campus universitário, não serão permitidos a venda e consumo de bebidas alcoólicas.

Sustenta Folia – A micareta sustentável da USP

Quando | 15 de abril, sábado, das 10 às 14 horas

Onde | Praça do Relógio no campus USP do Butantã. Acesso pela Portaria 1 (Rua Alvarenga X Rua Afrânio Peixoto)

Quanto | Grátis