Nova exposição na Reitoria da USP mostra a diversidade dos museus e acervos da Universidade

Centro de Preservação Cultural - 12/11/2018

O Centro de Preservação Cultural da USP (CPC), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Reitoria, inaugura no dia 13 de novembro, às 13 horas, a exposição “Museus e Acervos da USP”. A mostra, montada no saguão de entrada do prédio da Reitoria, vai apresentar ao público através de painéis fotográficos a diversidade das coleções pertencentes aos museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, bem como centros de divulgação cultural e científica da Universidade que promovem a pesquisa e a extensão universitária.

Os acervos são muitos e variados e vão desde coleções artísticas a acervos didáticos de ciências naturais, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais reunidos em pesquisas nos mais variados campos do saber, arquivos administrativos que documentam a trajetória da universidade a preciosos acervos arqueológicos das mais diversas origens. Trata-se de um enorme e complexo conjunto das mais variadas fontes de informação, conhecimento, afeto e apreciação estética. São milhões de objetos, obras de arte, documentos de arquivo, materiais de apoio didático, entre outros suportes e formatos, que atendem de pesquisadores ao público em geral, mas que também constroem a memória e a identidade da vida universitária. Muitos desses acervos foram construídos em função das atividades de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da USP, outros possuem até mesmo existência anterior a própria Universidade, sendo incorporados pela sua inestimável contribuição à construção do conhecimento.

A exposição foi concebida a partir do Guia de Museus e Acervos da USP, publicação lançada recentemente pelo CPC que traz informações sobre 45 unidades da USP, com seus acervos e espaços acessíveis ao grande público. Esse é o segundo volume de uma série de guias que tem como objetivo inventariar e divulgar o rico patrimônio cultural da Universidade, tanto para a comunidade USP como para o público externo. O primeiro volume, Guia dos Bens Tombados ou em Processo de Tombamento da USP, apresenta construções localizadas no estado de São Paulo que fazem parte do patrimônio cultural edificado reconhecidos pelos órgãos de preservação do patrimônio em suas várias instâncias.  O conteúdo dos Guias CPC está disponível para consulta no site do Centro de Preservação Cultural (https://bit.ly/2T6Pnwf).expo museus e acervos

2018 expomuseus divulga 6

2018 expomuseus divulga 11